CulturaNews

Artista popular João Nicodemos é retratado no “Brasil sem Limites”

O episódio tem estreia marcada para o dia 20 de abril, às 19h no YouTube e na Imperial TV

Divulgação

Neste episódio a história do artista popular, mestre em música, artista visual, multi-instrumentista, rabequeiro e xilógrafo João Nicodemos é contada naturalmente, enfatizando a sua percepção sobre a música e o ser humano. O filme ainda ressalta o valor da sua trajetória como componente da cultura popular nordestina, e da mesma maneira apresenta o seu trabalho com arte de produzir as rabecas, instrumento árabe que se tornou um dos símbolos da música popular nordestina. A capital paraibana seu verde e sua beleza singular tem lugar garantido na sua história e no filme, uma vez que o artista reside em João Pessoa.

A série documental Brasil sem Limites é o resultado da imersão nas viagens dos dois idealistas, Leandro Rolim e Lenec Mota, que aprenderam a ressignificar o cotidiano e entender mais sobre si, por meio das conexões, e dos compartilhamentos adquiridos e repassados nessas experiências. Rolim que é natural de Lorena, (SP), radicado em João Pessoa, é também multimídia e ativista cultural, nesse episódio, além de diretor é proponente e roteirista. Lenec Mota é diretor de arte e de fotografia e artesão. Em João Nicodemos, ele produziu a cinematografia.

De acordo com Leandro Rolim, ”a série tem caráter antropológico, que visa identificar traços da individualidade humana que habitam não apenas o ambiente objetivo, mas também o abstrato da sociedade e do cotidiano correspondente ao proposto“, destacou.

Para Lenec Mota, nos dias atuais, muito tem se tratado a respeito do Brasil e da sua historicidade, cultura e natureza. Entretanto, ainda há necessidade de documentar e ao mesmo tempo revelar quão grande é a falta de conhecimento do brasileiro sobre si mesmo, sobre seu próprio país e sobre as pessoas que o compartilham da sua psicosfera”, afirmou.

João Nicodemos / divulgação

O projeto Brasil sem Limites tem como objetivo principal retratar a simples identidade do povo brasileiro e suas tonalidades particularidades, focando em personagens populares e suas facetas por meio de entrevistas e do seu espaço narrativo, revelando assim suas contribuições no âmbito intelectual e material, com ênfase no seu contexto social e nas suas ideias. O episódio João Nicodemos tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Fundo Municipal de Cultura (FMC) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Brasil sem Limites

A Série documenta e compartilha a expressão popular e identitária dos povos que compõem o cenário atual brasileiro, desde 2018. Foi idealizada por Leandro Rolim e Lenec Mota, “dois viajantes do audiovisual”, que se propõe a viajar pelo país, entrevistando pessoas que constroem a identidade do Brasil. Três episódios já foram lançados; “Molla de Mandacarú” e “Dona Lia e o Memorial do Cuscuz” e “Brejo Grande e Gruta dos Brejões”, que podem ser assistidos no YouTube.

Serviço:
Brasil sem Limites João Nicodemos
Estreia: dia 20 de abril às 19h no Canal Distropya no YouTube
https://www.youtube.com/channel/UC6-XLK46STlekIMI-iv-CCw
e na Imperial TV

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário