Artista popular João Nicodemos é retratado no “Brasil sem Limites”

Neste episódio a história do artista popular, mestre em música, artista visual, multi-instrumentista, rabequeiro e xilógrafo João Nicodemos é contada naturalmente, enfatizando a sua percepção sobre a música e o ser humano. O filme ainda ressalta o valor da sua trajetória como componente da cultura popular nordestina, e da mesma maneira apresenta o seu trabalho com arte de produzir as rabecas, instrumento árabe que se tornou um dos símbolos da música popular nordestina. A capital paraibana seu verde e sua beleza singular tem lugar garantido na sua história e no filme, uma vez que o artista reside em João Pessoa.

A série documental Brasil sem Limites é o resultado da imersão nas viagens dos dois idealistas, Leandro Rolim e Lenec Mota, que aprenderam a ressignificar o cotidiano e entender mais sobre si, por meio das conexões, e dos compartilhamentos adquiridos e repassados nessas experiências. Rolim que é natural de Lorena, (SP), radicado em João Pessoa, é também multimídia e ativista cultural, nesse episódio, além de diretor é proponente e roteirista. Lenec Mota é diretor de arte e de fotografia e artesão. Em João Nicodemos, ele produziu a cinematografia.

De acordo com Leandro Rolim, ”a série tem caráter antropológico, que visa identificar traços da individualidade humana que habitam não apenas o ambiente objetivo, mas também o abstrato da sociedade e do cotidiano correspondente ao proposto“, destacou.

Para Lenec Mota, nos dias atuais, muito tem se tratado a respeito do Brasil e da sua historicidade, cultura e natureza. Entretanto, ainda há necessidade de documentar e ao mesmo tempo revelar quão grande é a falta de conhecimento do brasileiro sobre si mesmo, sobre seu próprio país e sobre as pessoas que o compartilham da sua psicosfera”, afirmou.

João Nicodemos / divulgação

O projeto Brasil sem Limites tem como objetivo principal retratar a simples identidade do povo brasileiro e suas tonalidades particularidades, focando em personagens populares e suas facetas por meio de entrevistas e do seu espaço narrativo, revelando assim suas contribuições no âmbito intelectual e material, com ênfase no seu contexto social e nas suas ideias. O episódio João Nicodemos tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Fundo Municipal de Cultura (FMC) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Brasil sem Limites

A Série documenta e compartilha a expressão popular e identitária dos povos que compõem o cenário atual brasileiro, desde 2018. Foi idealizada por Leandro Rolim e Lenec Mota, “dois viajantes do audiovisual”, que se propõe a viajar pelo país, entrevistando pessoas que constroem a identidade do Brasil. Três episódios já foram lançados; “Molla de Mandacarú” e “Dona Lia e o Memorial do Cuscuz” e “Brejo Grande e Gruta dos Brejões”, que podem ser assistidos no YouTube.

Serviço:
Brasil sem Limites João Nicodemos
Estreia: dia 20 de abril às 19h no Canal Distropya no YouTube
https://www.youtube.com/channel/UC6-XLK46STlekIMI-iv-CCw
e na Imperial TV

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast