CulturaNewsTurismo

Caminhos da Paixão: roteiro turístico apresenta atrativos históricos e culturais de Cuité

Criada através de programa do Sebrae, nova rota é inspirada no espetáculo da Paixão de Cristo e pode ser feita em até três dias

Divulgação

onsiderado o maior espetáculo a céu aberto da Paraíba, a Paixão de Cristo de Cuité, que anualmente atrai milhares de visitantes ao curimataú do estado durante a Semana Santa, é a principal fonte de inspiração para o desenvolvimento do roteiro turístico Caminhos da Paixão. Criado a partir do programa Agentes de Roteiros Turísticos, do Sebrae, a nova rota foi lançada nesta sexta-feira (2), com a proposta de fomentar o turismo religioso no município, destacando também os seus atrativos históricos e culturais.

Conforme ressalta a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o novo roteiro é fruto de uma parceria da instituição com a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedte) e a Prefeitura de Cuité, contribuindo para o processo de interiorização do turismo na Paraíba.

“A nossa intenção é aproveitar esse ambiente favorável à interiorização do turismo para que possamos, efetivamente, destacar, valorizar e fomentar todo o potencial do curimataú. Com o lançamento dessa rota, acredito que já estamos dando um grande passo para isso, com a geração de renda, oportunidades de vida e de geração de novos negócios para a região”, pontuou a gestora.

Por sua vez, o prefeito de Cuité, Charles Camaraense, enfatizou a importância das parcerias e da união de esforços para estimular o turismo no município e no curimataú como um todo. Segundo Camaraense, a atividade turística tem um grande potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. “A partir do lançamento desse roteiro, Cuité entra definitivamente na rota do turismo religioso no Brasil. Esse é um pontapé inicial, pois o potencial de Cuité vai muito além disso e nós ainda temos muito a apresentar ao público”, afirmou o gestor municipal.

Já o diretor de turismo da Sedte, Miguel Ângelo, falou sobre o trabalho de regionalização e interiorização da atividade turística que tem sido desenvolvido pela gestão estadual, de modo a incentivar as múltiplas potencialidades da Paraíba. Segundo ele, a criação de um roteiro voltado ao turismo religioso é um exemplo concreto de como o estado pode se destacar de diferentes formas no cenário turístico brasileiro.

“A Paraíba vive um momento sem precedentes no turismo. Então, a vez do nosso estado é agora, pois estamos em todos os rankings de destinos preferidos e de expectativa de viagem. Logo, vamos aproveitar oportunidades como essa que está sendo desenvolvida em Cuité e trabalhar para o fortalecimento desse setor em nosso estado”, declarou o diretor.
Conheça o Caminhos da Paixão – Com até três dias de duração, o roteiro turístico possibilita aos visitantes uma imersão na história e na cultura do curimataú paraibano, especialmente em suas tradições religiosas. Incluindo não só a visitação de igrejas e capelas do município, o roteiro também contempla pontos como o Mercado Municipal, Salão do Artesanato e o Museu do Homem do Curimataú.

Incluindo ainda pontos de visitação na zona rural de Cuité, o principal destaque do roteiro Caminhos da Paixão é a visita ao Teatro do Olho D’água da Bica, considerado o maior teatro a céu aberto da Paraíba. No local, onde é encenada a Paixão de Cristo, os turistas podem percorrer a trilha dos castelos e conhecer o espaço onde acontece o evento.

Além disso, o roteiro turístico também apresenta ao público opções culturais e gastronômicas do município, oferecendo um vasto e valioso conjunto de informações para quem deseja conhecer o local. Para saber mais sobre o Caminhos da Paixão, os interessados podem acessar, no Instagram, o perfil @caminhosdapaixao.

PBTur

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário