CulturaNews

Centenário do Pavão Misterioso inspira concurso de cordel em Pilõezinhos

Romance Pavão Misterioso em Cordel - Arte Ari/Divulgação

Concurso de Literatura de Cordel celebra a tradição e o legado do Pavão Misterioso em Pilõezinhos (PB)

Em celebração ao centenário do icônico “Pavão Misterioso”, a Secretaria de Cultura e Turismo de Pilõezinhos, terra natal do autor José Camelo de Melo Rezende, anuncia o lançamento do 1º Concurso de Literatura de Cordel de Pilõezinhos. Este marco literário busca revelar novos talentos e fortalecer as raízes culturais do cordel brasileiro, convidando poetas de todo o país a participar e a homenagear a obra que vendeu mais de dez milhões de cópias.

Best-seller do Cordel Brasileiro: Uma Herança Cultural

O “Pavão Misterioso”, escrito por José Camelo de Melo Rezende (1885-1964), não só conquistou os corações dos brasileiros, mas também se consagrou como um fenômeno de vendas e influência cultural. Adaptado para diversas expressões artísticas, incluindo teatro, cinema e música, o romance é uma joia da literatura popular, celebrando a rica tradição dos contos das Mil e Uma Noites.

Edital Aberto para Poetas Cordelistas

Com o intuito de estimular a escrita como instrumento de expressão política e cultural, a Secretaria convida poetas brasileiros e naturalizados, incluindo jovens talentos a partir dos 14 anos (com autorização dos responsáveis), a se inscreverem no edital do I Concurso de Literatura de Cordel de Pilõezinhosaté às 23:59h do dia 30 de novembro de 2023. Há duas categorias: uma exclusiva para artistas locais de Pilõezinhos e outra aberta a participantes de qualquer estado brasileiro.

Inscrições Gratuitas e Facilitadas

Interessados podem se inscrever sem custos, seja presencialmente na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Manoel Alvino de Moura, n° 56, Centro de Pilõezinhos, ou virtualmente pelo e-mail culturaeturismo@piloezinhos.pb.gov.br, seguindo as orientações do edital AQUI.

Este concurso representa uma oportunidade única para poetas e amantes do cordel de todo Brasil participarem de uma iniciativa que celebra um século de tradição literária, mantendo viva a chama da literatura de cordel e do legado de José Camelo de Melo Rezende.

Contato e Informações Adicionais:
Secretaria de Cultura e Turismo de Pilõezinhos – PB
Rua Manoel Alvino de Moura, n° 56, Centro, Pilõezinhos – PB, CEP: 58210-000
E-mail: culturaeturismo@piloezinhos.pb.gov.br

Assessoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário