CotidianoNews

Cuidados na decoração natalina para evitar acidentes elétricos

Árvore de Natal

Dezembro ainda não chegou, mas é comum algumas famílias já em novembro, decorar a casa e montar a árvore de Natal, dando início as comemorações natalinas. E as luzes dos mais diversos tamanhos e formas são itens indispensáveis nesse momento tão especial, porém, é preciso ficar atento a segurança dos equipamentos elétricos utilizados em casa, a fim de não causar acidentes.

Segundo o coordenador de segurança e saúde da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, o primeiro passo para evitar acidentes, é escolher produtos de boa qualidade com certificação do Inmetro. É importante observar nas embalagens todas as informações de segurança e consumo como indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso. Além disso, os equipamentos elétricos não podem ficar próximos de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico. É importante observar também as condições dos enfeites, caso deseje reaproveitar do ano anterior.

“Se a ideia é aproveitar os enfeites comprados em anos anteriores, o alerta é para que se verifique se há fios ressecados, descascados ou rompidos. Caso haja, é preciso descartá-los e adquirir novos. Outra questão importante é evitar colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento”, alerta Lenildson.

As orientações de segurança na instalação de adereços luminosos se aplicam também para áreas externas. Ainda segundo o coordenador da Energisa, as luzes, que precisam ser específicas para ambientes externos, devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato das pessoas com a fiação elétrica, pois estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios aumentando os riscos de acidentes. Vale lembrar que o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados e que nenhuma instalação deve ser feita próxima da rede de energia.

Principais dicas para que sua decoração brilhe sem riscos neste Natal: 

  • Para não ocorrer sobrecarga de energia caso a quantidade de enfeites seja grande, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado. 
  • Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e por ser altamente condutor de energia, esse material deve estar bem isolado para impedir energização acidental. 
  • Fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas aumenta o risco de acidentes. 
  • O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação. 
  • Não se deve deixar que crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas. E sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada para contribuir para redução do valor da conta de energia e evitar acidentes. 
  • Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados 

Energisa

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário