NewsTurismo no Brasil

Já é Natal em Gramado

O 36° Natal Luz de Gramado tem início nesta quinta-feira (28) e seguirá movimentando a cidade até o dia 30 de janeiro.

Gramado já está pronto para o Natal Luz (Cleiton Thiele/SerraPress)
Minuto Turismo

Nesta 36ª edição do evento estão previstos cinco espetáculos pagos, entre eles duas novidades: O Primeiro Milagre do Menino Jesus e O Reino do Natal. Também estão previstos Nativitaten, O Grande Desfile de Natal – Celebrando Tradições e Natalis – A Criação. O valor dos ingressos varia de acordo com o espetáculo e a data da apresentação.

O evento teve seus protocolos aprovados pelo Governo do Estado que preveem uma redução da capacidade de público para 30% do que seria previsto nos cinco principais espetáculos. Será preciso apresentar passaporte vacinal para acessar às atrações pagas do evento, além do cumprimento de distanciamento e uso de máscaras para acesso em todos os locais

Para o Nativitaten e o Natalis – A Criação, por exemplo, será montada junto ao Lago Joaquina Rita Bier toda uma estrutura que inclui arquibancadas com capacidade para receber até 6 mil pessoas. No entanto, em função dos protocolos, a capacidade máxima recebida será de 2 mil pessoas. Os assentos serão demarcados de forma que seja mantido um distanciamento entre as pessoas. Haverá espaços para uma, duas, três ou até quatro pessoas agrupadas, destinadas a grupos familiares.

A estrutura para o Grande Desfile de Natal – Celebrando Tradições, que será montada na parte externa do Expogramado, também terá capacidade limitada para até 1,6 mil espectadores (comportaria 4,6 mil pessoas). Os outros dois espetáculos, também construídos junto ao complexo do Expogramado, O Reino do Natal e O Primeiro Milagre do Menino Jesus, também terão limitação de acesso de público.

A Gramadotur está preparando uma grande atração para o dia 28 de outubro, na abertura oficial do 36º Natal Luz no palco do Lago Joaquina Bier. Neste dia ocorre o concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado e uma breve apresentação de cada grande espetáculo que vai ocorrer durante o 36º Natal Luz. O show inicia às 19h30min.

Decoração da cidade


De dia ou de noite, a decoração do Natal Luz promete encantar os gramadenses e visitantes. O projeto que tem as marcas da sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade, tem a assinatura de Neka Pante e Aline Herrmann, gramadenses que têm no DNA o amor por Gramado.

Espaços que em anos anteriores não recebiam decoração, receberão uma atenção especial, como o Lago Negro, por exemplo. A proposta é mostrar que Gramado é uma pequena cidade na montanha. Entre os elementos decorativos estão alguns próprios de uma região montanhosa como lenha, feno, entre outros. Como sempre, as luzes terão predominância em toda a cenografia, com o uso de lâmpadas de led, refletores e mangueiras de neo

Decoração do Natal Luz promete encantar os gramadenses e visitantes (Cleiton Thiele/SerraPress)

Festa dos Pinheirinhos

A Gramadotur, por meio do Tannenbaumfest, pretende incentivar o comércio, as famílias e as empresas da cidade a participarem da decoração natalina, buscando inclui-los na composição do Natal Luz de Gramado. A intenção é envolver a comunidade de forma ativa no clima natalino de Gramado. A decoração dos pinheiros será no dia 6 de novembro de 2021, das 14h às 18h.

Atrações gratuitas

Renas decoradas – A Rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro, será novamente a Rua das Renas Decoradas. Elas serão pintadas por 14 artistas plásticos gramadenses e expostas ao ar livre. Este é um cenário já tradicional do Natal Luz de Gramado.

Vila de Natal – O mais autêntico artesanato de Gramado estará reunido na Vila de Natal, espaço situado na Praça das Etnias (ao lado da Estação Rodoviária). Em casinhas especialmente construídas para o evento, artesãos gramadenses vão expor e comercializar peças confeccionadas com as mais variadas técnicas, com o tricô, crochê, pintura em madeira, entre outras.

O acesso à Vila é gratuito, porem respeitando todos os protocolos sanitários vigentes. O horário que o Papai Noel estará na Vila, recebendo os pedido e cartinhas das crianças e adultos é das 14h às 18h. Ainda na programação da Vila, todos os dias às 17h acontece uma atração surpresa.

Show de acendimento de luzes
– Para não concentrar o público em apenas um local, nesta edição, o Show de Acendimento das luzes ocorrerá em cinco pontos diferentes, no Centro: Igreja do Relógio, Igreja Metodista, Loja Giovana Regali, Palácio dos Festivais e o prédio Residenz (na subida da Avenida Borges com a Praça do Moinho, próximo à Rua Torta). O horário de início do acendimento será às 19h45 diariamente, já a partir do dia 28 de outubro, junto com a abertura do Natal Luz.

Através da tecnologia de projeção mapeada. Estas edificações serão palco de um espetáculo ao ar livre capaz de transmitir a emoção do acendimento das luzes da cidade. O show terá efeitos sonoros, muito brilho, estrelas, enfeites e motivos natalinos, além do trenó do bom velhinho, culminando com o acendimento das luzes da cidade, tudo embalado por uma trilha sonora envolvente e emocionante.

Corrida e caminhada do Notel – A Gramadotur promoverá Corrida e Caminhada de Noel. Como incentivo à participação, são oferecidas medalhas de participação e troféus para premiação, por categorias. Como incentivo à participação, são oferecidas medalhas de participação e troféus para premiação. O evento acontece no dia 28 de novembro, a partir das 8h com a largada no Expogramado.

Venda de Ingressos

A venda de ingressos para os espetáculos do 36° Natal Luz está ocorrendo através do site www.natalluzdegramado.com.br. POr lá podem ser conferidas as datas das apresentações de cada um dos shows e os respectivos valores (que variam conforme o dia e o espaço na plateia escolhidos).

Tour de Natal

Para apresentar os locais dos espetáculos, detalhes da decoração e os bastidores do Natal Luz de Gramado, está sendo disponibilizado o “Tour de Natal”. O roteiro será operado pela agência oficial Gramado Receptivo, empresa que desde 2016 tem trabalhado para bem receber e encantar os turistas na Região das Hortênsias. A compra está disponível no site do Natal Luz, no ícone www.natalluzdegramado.com.br/espetaculo/tour-de-natal.

M&E

Minuto Turismo
Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário