CotidianoEventosNews

Luxo Decor Brasil: paisagismo de vanguarda na homenagem a Benedito Abbud

Veruska Azevedo e Fabiana Gomes são as mentes criativas responsáveis pelo Atrium Abbud

Benedito Abbud

A aguardada segunda edição da mostra Luxo Decor Brasil (LXDB) está prestes a se tornar um destaque no mundo do paisagismo e da arquitetura. O evento promete encantar o público e celebrar o legado de Benedito Abbud, renomado arquiteto, que terá um ambiente especialmente dedicado ao seu legado: o Atrium Abbud. Veruska Azevedo e Fabiana Gomes serão as responsáveis por elaborar o espaço, bem como as áreas externas do local.

Participar da mostra Luxo Decor Brasil e, principalmente no Atrium Abbud, é uma experiência extremamente significativa para a arquiteta, paisagista e designer de interiores, Veruska Azevedo. Em colaboração com Fabiana Gomes, elas desenvolvem projetos em todo o Brasil, com foco especial no nordeste. “Para mim, é a realização de um sonho. Além de ter a oportunidade de mostrar meu trabalho numa mostra de grande notoriedade, na minha época de faculdade estudei arquitetura e paisagismo nos livros de Abbud, hoje realizo um trabalho para homenageá-lo. É um momento muito especial”, conta.

Atrium Abbud e a essência da mostra — O Atrium é um espaço dedicado à celebração do legado de Benedito Abbud. Veruska Azevedo destaca que, especialmente no Atrium, a ideia é criar uma grande atmosfera biofílica, trazendo plantas nativas e maciços generosos. “Muitas das espécies que serão usadas fazem parte dos traços marcantes no paisagismo realizado por Abbud, mas, em especial, fazendo uma fusão e valorizando o que é da nossa região”, explica.

Para Veruska, o principal desafio de criar espaços paisagísticos para um evento como a LXDB e manter a essência do homenageado é conectar todos os ambientes a um único conceito em diferentes contextos arquitetônicos sem perder os traços do Abbud. “Todo o paisagismo e biofilia da mostra foram criados com exclusividade por nós. A fachada (entrada), também é algo bem especial. Será uma releitura do antigo jardim dos proprietários da casa na década de 50”. Já na parte interna, as composições foram criadas segundo o conceito de cada ambiente”, explica.

Para equilibrar a criação e espaços luxuosos, destacando tendências em arquitetura e design, com a preservação do legado de Abbud, Veruska optou por ousar. “É comum trabalhar com espécies mais ornamentais e que estão em alta, mas apostei em frutíferas e árvores nativas de grande porte. Criei uma mescla de composições com essas espécies, sem perder a exuberância de cada uma, e, ao mesmo tempo, criando um traço do que é o trabalho de Abbud”, acrescenta.

Criação do Ambiente — Fabiana Gomes, proprietária da Flora Paraíba, também compartilha sua visão do projeto. Talentosa paisagista, e especialista em árvores de grande porte e paisagismo macro, Fabiana enfatiza a importância do paisagismo como valorização do ambiente como um todo, promovendo qualidade de vida e resgatando o legado cultural. “Afinal de contas, a beleza também faz parte da felicidade das pessoas”, complementa Fabiana.

Com experiência em projetos anteriores de Benedito Abbud, Fabiana destaca que o homenageado gosta de mesclar o aroma das plantas com espécies frutíferas, o que remete ao olfato e ao paladar. “A visão é exaltada pelas cores e pelos tamanhos dos espaços, promovendo diferentes sensações, fechado, aberto, claro e escuro, para surpreender”, conta.

Expectativas — A mostra Luxo Decor Brasil tem o objetivo de destacar tendências luxuosas em arquitetura e design. O conceito de Abbud figura em uma diversidade de projetos paisagísticos, desde cidades e bairros até parques, praças e condomínios, tanto verticais quanto horizontais. Seu talento é igualmente visível em residências unifamiliares, empreendimentos corporativos e comerciais, hotéis urbanos e resorts, bem como em loteamentos residenciais e industriais. Abbud também imprime sua criatividade em habitações compactas, shoppings centers e áreas especiais.

A homenagem ao arquiteto não poderia ser diferente. Para Veruska Azevedo, a expectativa é que as pessoas sejam impactadas pela gama verde dos ambientes internos, mas principalmente do pátio central. “O paisagismo na arquitetura, segundo o legado de Abbud, não é apenas uma área verde reservada a uma edificação, mas um estilo de vida que faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas, além da beleza estética por trás. Queremos que as pessoas sintam o poder do verde e todas as possibilidades de humanizar os espaços com plantas”, complementa Veruska.

Sobre a Luxo Décor Brasil – A Luxo Décor Brasil (LXDB) é uma mostra de Arquitetura, Decoração, Design de Interiores e Paisagismo que acontece em João Pessoa, apontando tendências e inovações por meio de ambientes projetados por profissionais dessas áreas. Durante os  dias, a mostra reúne grandes nomes e grandes marcas e está em sua segunda edição. A Luxo Decor Brasil (LXDB) ocorrerá de novembro a dezembro de 2023. Para mais informações e atualizações, acesse o perfil @luxodecorbrasil no Instagram.

Assessoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário