NewsTurismo

Setor turístico avança mais de 6% em tráfego, desafiando retração do e-commerce brasileiro

divulgação

De acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, o setor de Turismo registrou crescimento em acessos no último trimestre de 2023, atingindo sua máxima em dezembro, período em que teve avanço de 6,1% em tráfego, puxado pela demanda das férias de verão. A tendência, inclusive, é que esses números permaneçam em alta pelo menos até março, impulsionados pelo carnaval de 2024.

Na contramão, o comércio eletrônico desacelerou. Depois do ápice de visitas em novembro, por conta da Black Friday, o e-commerce brasileiro registrou queda de 8,6% em acessos, em dezembro. No total, 2,57 bilhões de acessos foram registrados no mês.

Apesar disso, Diego Ivo, CEO da Conversion, observa que após grandes datas comerciais o varejo pode decair em acessos. “A Black Friday é a principal data do comércio brasileiro e, depois dela, é natural que haja uma queda”, explica ele.

Click Bus registra maior crescimento em dezembro

Com o top 3 liderado por Booking, Voe Azul e Airbnb nos últimos três meses de 2023, a marca de comparação de preço e reservas de ônibus se movimenta rumo ao pódio.

Segundo o estudo, o maior crescimento entre as principais marcas foi registrada pela Click Bus, com 44,4% de avanço mês a mês. A empresa subiu quatro lugares e hoje se posiciona atrás do serviço online de acomodações, o Airbnb, em 4ª posição no ranking, com 18 milhões de acessos.

Fonte: Conversion/ 2024

A utilização dos aplicativos pelos usuários para acessar as plataformas de serviços turísticos também cresceu, com avanço de 4,4% em relação à novembro. No segmento, os aplicativos representaram 21,2% do tráfego mensal, totalizando 45,8 milhões de acessos.

Sobre a Conversion

Fundada em 2011, a Conversion é uma agência de Search Engine Optimization (SEO) que usa dados, tecnologia e conteúdo para destravar o potencial de crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas. Em 2018 recebeu o prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, em 2021, lançou o Data-driven PR, frente que integra PR, Business Intelligence e Search para gerar estudos e pautas relevantes para mercado e imprensa. É reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país pela Great Places to Work.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário