Nascente Ancestral tem lançamento marcado para 21 de novembro

Documentário revela a sabedoria das parteiras tradicionais e lança olhar sobre o nascimento no Brasil

A potência das mulheres que trazem vidas ao mundo por meio da sabedoria ancestral ganha forma e voz no documentário Nascente Ancestral, dirigido por Leandro Ribeiro Rolim, com lançamento oficial no dia 21 de novembro de 2025, às 18h, no canal da Distropya (@distropya.ltda), no YouTube.

O filme é resultado de uma parceria entre a produtora Distropya, a Casa Lua Cheia, Associação de Parteiras (@casaluacheia) e o Coletivo de Parteiras Latino-Americanas (@matria.lunario), e mergulha na vivência de parteiras indígenas e latino-americanas que mantêm vivo o parto como ritual espiritual, comunitário e de resistência cultural.

O documentário visita histórias que atravessam gerações, territórios e fronteiras. Além das parteiras indígenas Potiguara, o filme reúne depoimentos de mulheres do Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, México, Argentina e Canadá, formando uma rede internacional de afeto, troca e fortalecimento da tradição.

“Filmar os depoimentos das parteiras me colocou em uma posição passiva diante do conhecimento delas. Muitas histórias, muito poder, e, mesmo assim, muito carinho… Foi o que eu senti desde o primeiro momento que começamos as entrevistas. Passivo porque ali sou eu aprendendo, não só respeitando, e recebendo cada informação com o máximo de cuidado possível. Envolve, sim, espiritualidade, território, memória e pertencimento, mas, para além disso, mostra o real motivo que as fazem seguir por esse caminho e ajudar tantas mulheres. É a esperança que elas têm no mundo, dentro delas, que as fazem manifestar esse dom. E, por isso, sim, esse documentário se torna sobre cura e continuidade”, declarou Leandro Rolim, diretor.

A produtora Executiva, Catarina Strapação revelou que a ideia deste documentário nasceu junto com sua primeira filha. “Quando fui dar à luz, senti na pele a força e a vulnerabilidade que envolve o parto, e percebi que havia uma história muito mais profunda por trás daquele momento. Foi ali que eu entendi que o parto é também um rito de passagem, um ato político e espiritual. A partir daquela experiência, nasceu em mim o desejo de registrar e honrar o conhecimento das parteiras tradicionais.

Catarina ainda disse que ouvir essas mulheres foi como reencontrar uma raiz que não pode ser esquecida. “Este filme é, antes de tudo, um agradecimento e um convite para que a sociedade reconheça quem sempre cuidou da vida desde o primeiro respiro”, concluiu.

Nascente Ancestral percorre Baía da Traição, João Pessoa e Conde na Paraíba, registrando inclusive o II Encontro Internacional de Parteiras, e coloca em evidência discussões urgentes sobre parto humanizado, saúde comunitária e políticas públicas voltadas às parteiras tradicionais, reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil conforme a Lei nº 13.100/2015 – IPHAN em 2024.

O Documentário resgata a história e reforça a continuidade do trabalho da Casa Lua Cheia, que desde 2008 promove ações formativas, rodas de conversa e práticas que resgatam o parto natural e o nascimento como ato de conexão e cura.

Mais do que um registro audiovisual, Nascente Ancestral é um gesto de reparação histórica e afeto coletivo. O filme ilumina narrativas silenciadas e provoca uma reflexão essencial: o parto não é apenas um procedimento médico, é um legado cultural, espiritual e político que atravessa a história do Brasil. Ao reunir depoimentos potentes, o documentário planta sementes para ampliar o debate sobre a valorização das parteiras, a saúde comunitária e o direito ao parto respeitoso.

Esse projeto foi viabilizado pelo apoio da FUNJOPE/João Pessoa (@prefjoaopessoa) através da Chamada Pública Municipal nº 60.010/2024, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

LANÇAMENTO OFICIAL
Data: 21 de novembro de 2025
Horário: 18h
Plataforma: YouTube – Canal Distropya (@distropya.ltda)

FICHA TÉCNICA
Direção – Leandro Ribeiro Rolim
Produção Executiva – Catarina Strapação
Roteiro: Gabriela Andrade de SáCoordenação do projeto: Lia Haikal
Realização – Distropya e Casa Lua Cheia
Parceria – Coletivo MátRIA de Parteiras Latino-Americanas
Captação de Imagem e Som – Equipe Distropya
Designer Gráfico e Cartaz – Ana Luiza Moreira Costa
Coordenação de Mídias Digitais: Ana Carolina Guedes
Comunicação – Ana Macêdo
Apoio – Prefeitura de João Pessoa – Lei Aldir Blanc
Locais de gravação – Baía da Traição, João Pessoa e Conde na Paraíba
Exibição – YouTube, festivais de cinema e lançamentos locais

Informações e entrevistas: (83) 98162-9341

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast