A We Guide, startup inovadora focada no público 50+ e na qualificação de guias e condutores de turismo, acaba de ser reconhecida como startup destaque no programa de aceleração do HUB PB, um dos principais programas de apoio ao empreendedorismo e inovação no estado da Paraíba. Durante quatro meses, as fundadoras Ana Macêdo e Laís Ramos participaram de uma intensa jornada de imersão em temas fundamentais para o desenvolvimento de negócios.
A trajetória da We Guide começou a partir da iniciativa da jornalista Ana Macêdo, com o projeto Guia de Turismo em Rede, que mais tarde evoluiu para uma startup em parceria com a consultora especializada em turismo Laís Ramos. Juntas, elas desenharam um modelo de negócio inovador, focado em promover a inclusão digital dos guias de turismo, facilitando a criação de experiências autênticas e personalizadas para turistas 50+. Essa visão empreendedora logo ganhou espaço e reconhecimento no setor, levando a We Guide a participar de eventos de renome, como o NEON e a ser acelerada pelo HUB PB.
Para Ana Macêdo, o programa foi transformador: “A aceleração do HUB PB nos proporcionou uma imersão profunda em temas essenciais como Mindset Empreendedor, Product Market Fit e Proposta de Valor. A metodologia e os conteúdos apresentados nos ajudaram a amadurecer a We Guide, dando uma visão mais clara do nosso mercado e estratégias futuras”, comenta.
Laís Ramos reforça o impacto positivo da jornada: “Além do aprendizado técnico, o HUB PB transformou a nossa maneira de gerenciar o negócio e trouxe uma estrutura mais sólida para a startup. Passamos a enxergar com mais clareza os caminhos para o crescimento e como potencializar nossas operações para oferecer um serviço de ainda mais qualidade.”
O programa de aceleração HUB PB, desenvolvido em parceria Sebrae, Senai e IEL, tem como foco apoiar startups em estágio inicial, promovendo o amadurecimento de ideias e sua transformação em modelos de negócios sustentáveis. A imersão da We Guide nesse processo proporcionou às fundadoras ferramentas para formalizar processos, estruturar uma comunicação mais eficaz e desenvolver um planejamento estratégico sólido para o futuro.
Ao final do programa, a We Guide não apenas consolidou sua posição como uma das startups mais promissoras da Paraíba, mas também se destacou por seu potencial de impactar positivamente o setor de turismo, promovendo a inclusão digital de guias e condutores e oferecendo experiências únicas para turistas 50+.
“Estamos saindo desse processo mais preparadas e motivadas para os desafios futuros. A aceleração do HUB PB foi um divisor de águas tanto para o nosso negócio quanto para nossas vidas pessoais. O impacto foi realmente transformador”, finaliza Ana Macêdo.
Sobre a We Guide
A We Guide, startup originada do projeto Guia de Turismo em Rede, surgiu da iniciativa da jornalista Ana Célia Macêdo em propor algo que auxiliasse o trabalho dos guias de turismo. Com a consultoria especializada em projetos de turismo de Laís Catarine Ramos, hoje sócia da startup, a ideia passou por modelagem de negócio e seu potencial de inovação. Em 2022, o projeto foi submetido à chamada internacional da Brafip, integrando o portfólio de ideias inovadoras da entidade, e ao edital de inovação “Desafios Tecnológicos e Inovação – Conectando Startups”, uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect) com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), no âmbito do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. O edital foi lançado em agosto, e em novembro, foram divulgadas as startups selecionadas. Em 2023, a startup participou de eventos e programas de aceleração, como o Sebrae Like a Boss, Capital Empreendedor, InovAtiva Brasil.
We Guide