Escola de Design da UEMG promoveu a 1ª edição do Congresso com palestrantes de 4 países e mais de 40 atividades gratuitas, de 28 de outubro a 1° de novembro
Na última semana, de 28 de outubro a 1º de novembro, o 1º Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa (CIMEC) movimentou Belo Horizonte com uma programação intensa e variada que promoveu uma imersão profunda em novas abordagens da Moda e do Design, trazendo à tona pautas como sustentabilidade, autoralidade, diversidade e impacto das novas tecnologias. Mais de mil pessoas participaram das diversas atividades que incluíram masterclasses, grupos de trabalho (GTs), palestras, oficinas, consultorias, exposição, feira e até um hackathon. Atrações que contemplaram tanto um público mais leigo, como a oficina “Croche para Principiantes”, até eventos especializados voltados a pesquisadores e profissionais, reunindo participantes de várias partes do mundo.
Mais de 70 pesquisas foram selecionadas e apresentadas durante o Congresso, divididas em 12 Grupos de Trabalho coordenados por professores doutores oriundos de sete importantes centros de ensino pelo Brasil. Os melhores temas apresentados serão desenvolvidos em formato de artigo completo para serem publicados em um ebook a ser editado pela Escola de Design da UEMG, em breve. “Reunimos grandes especialistas e pesquisadores para explorar e redefinir as fronteiras da Moda e do Design na Economia Criativa, conectando mentes na transformação de ideias em ação. Foram grandes momentos que demonstram o alto nível da produção de conhecimento em Design que já tem sido feita, e com potencial de modelar o futuro”, afirma a diretora da Escola de Design da UEMG, profª Heloísa Santos.
Além do prédio da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED-UEMG), a programação ocupou diferentes espaços do Circuito Liberdade, como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu das Minas e do Metal Gerdau, o Centro cultural Unimed-BH Minas e a Casa Fiat de Cultura. “O Congresso reuniu profissionais de vários países, sendo uma oportunidade de atualização sobre o que está acontecendo no mundo e no Brasil, no campo da moda. Ele trouxe temas importantes ligados à sustentabilidade, informação e tecnologia. A Escola de Design da UEMG, referência nessa área, ao organizar um evento como esse em Belo Horizonte, reforçou a importância da Moda e do Design para Minas Gerais, que também se destaca nesse setor”, cita Ana Vilela, gestora cultural da Casa Fiat de Cultura.
O CIMEC também contou com a presença de renomados especialistas internacionais, como o professor Dr. Raul Fangueiro, da Universidade do Minho (Portugal), que conduziu uma masterclass sobre inovação em produtos a partir de resíduos; o professor Dr. Mauro Sampellegrini, chefe de Pesquisa e Inovação do Sistema Moda Italia; Roberto Corbelli, da CNA Federmoda (Itália), que trouxe sua visão sobre a cadeia de moda italiana; e a Profa. MSc. Sylvia Paola Moreno, da Universidade Católica do Chile. Além deles, estudantes de Design de Moda do Istituto Modartech di Pontedera (Itália) marcaram presença, contribuindo para uma troca rica de experiências.
Outro destaque da programação foram os cases de mercado apresentados em formato talk no CCBB-BH com importantes nomes da moda nacional, entre especialistas em mercado e estilistas. Entre os presentes estavam por exemplo, Victor Dzenk, que dividiu sua experiência de levar a moda mineira para o mundo; Fabio Costa, da marca Not Equal, que contou sua trajetória de emancipação do corpo através do estilo; Rogério Lima, que abriu seu processo criativo no desenvolvimento de acessórios; Fanny Littmann, que abordou gestão de negócios e como fazer marcas; entre outros. A agenda ainda contou com as concorridas palestras “Color & Trim: o paralelo do design de cores e materiais e da moda”, do designer de cores e materiais da Stellantis South America, Vitor Moreira Marques; e “Conversa com os estilistas: bastidores do design de moda com Graça Ottoni e Renato Loureiro”.
O Hackaton Fênix foi quem fechou o CIMEC com chave de ouro, na sexta, 1/11. A ação desafiou os presentes a colocarem em prática os conhecimentos que adquiriram ao longo do Congresso e criar soluções criativas, em tempo real, para desenvolver uma fictícia marca de roupas para noivas. Separados em dois grupos, os participantes realizaram uma entrega dividida em quatro partes: Design de produto, Design de Moda, Design Gráfico e Design de Ambientes. “Foi bonito ver, de perto, as ideias ganhando forma e o conhecimento se tornando solução, inovação e realidade. É prova do sucesso do CIMEC e que vamos aumentar ainda mais nas próximas edições”, finaliza a profª Heloísa Santos.
O 1° Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais integra o plano executivo da Moda do Governo de Minas Gerais, PASSARELA LIBERDADE, conta com o patrocínio master da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio do Circuito Liberdade e Fundação Clóvis Salgado e realização do Museu da Cadeira Brasileira – MUC, Escola de Design da UEMG e Governo de Minas Gerais. Mais informações sobre o CIMEC estão disponíveis no site oficial www.congressointernacionalmoda.com.br.
SERVIÇO:
1° Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa – Cimec ED. Uemg
www.congressointernacionalmoda.com.br
Instagram: @cimec_ed_uemg
Assessoria