Marcada pela 40ª edição neste ano de 2024, o Prêmio Banco do Nordeste (BNB) de Jornalismo em Desenvolvimento Regional destacou as produções jornalísticas nas categorias Universitária e Profissional do estado da Paraíba, na noite da quarta-feira, 18. Os vencedores foram o Programa Espaço Experimental, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Rádio CBN João Pessoa. A premiação, que inclui troféu e prêmio em dinheiro, ocorreu no restaurante Porto 60, no Cabo Branco, em João Pessoa.
A matéria “Destino Paraíba – Economia comunitária gera renda e experiência afetiva” foi produzida pelos estudantes João Lucas Duarte Bezerra, Júlia Hellen Batista da Silva e Rebecca Narriê Franco Ferreira. A publicação faz parte do projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFPB, veiculada no Programa Espaço Experimental. Por sua vez, o jornalista Hebert Araújo foi autor de uma série de reportagens intitulada “Santos de casa”, veiculada na Rádio CBN João Pessoa.
O jornalista Hebert Araújo destacou a vertente do Prêmio BNB de Jornalismo em valorizar exemplos de superação e empreendedorismo. “Vencer o Prêmio BNB de Jornalismo é ter a certeza de ter contado histórias inspiradoras sobre gente que transforma a própria vida e também das comunidades. É sair do cotidiano muitas vezes pesado do jornalismo diário e mostrar a esperança”, ressaltou.
O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rudrigo Araújo, parabenizou o trabalho da imprensa paraibana ao longo das edições. “O Prêmio BNB de Jornalismo é uma iniciativa que busca incentivar a produção de conteúdos jornalísticos que informem e inspirem a sociedade. É momento de celebrar o exercício do bom jornalismo em todas as edições realizadas, estimulando desde a prática universitária até o jornalismo profissional, tendo como exemplos as matérias premiadas da atual edição”, destacou.
Ao longo de quatro décadas, o prêmio tem sido um instrumento de valorização da pesquisa e produção jornalística na abordagem de temas relacionados ao desenvolvimento regional, como empreendedorismo, sustentabilidade e inovação. O prêmio visa reconhecer e apoiar a produção de reportagens que refletem as realidades locais, destacando histórias de impacto e transformação nas comunidades.
Assessoria