A capacidade de resolver problemas com criatividade é uma das características dos negócios do presente e do futuro, para alcançar resultados, se posicionar no mercado e impactar a vida de bilhões de pessoas. A liderança do futuro precisa ter conhecimentos, maturidade, autocontrole da mente, para administrar os bens mais preciosos da vida, o qual são o tempo e as pessoas. O tempo são momentos que nos movem para os próximos passos de uma jornada prazerosa, e quando existe um propósito é algo mais prazeroso ainda.
O mundo mudou e continua mudando a uma velocidade incrível. Precisamos acompanhar essas mudanças e as diferentes percepções de futuro, fazer projeções para os nossos negócios, nossas carreiras e nossos planos pessoais, porque tudo está conectado.
A gestão de empresas em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (tradução de VUCA) já era difícil, imagina atualmente que já se fala em um mundo frágil, ansioso, não linear e incompreensível (tradução de BANI).
As empresas que desejam permanecer no mercado, escutam cada vez mais os clientes, para melhor atender às suas necessidades de consumo. Os consumidores também selecionam empresas comprometidas com as questões de sustentabilidade, inclusão social e governança corporativa, que compreende a certificação das empresas para as práticas de ESG (ambiental, social, governança).
Ser movido por desafios é manter-se atualizado e planejar o futuro, sem perder a capacidade de execução do presente. É pensar criativamente e agir estrategicamente. Criar uma solução diferente do convencional é um ato criativo, que pode até ser escalável e gerar resultados maiores.
As pequenas empresas podem evoluir com uma pequena equipe multidisciplinar que colabora entre si, que se adequa às situações adversas com mais agilidade e gerência o seu tempo e a si, como um negócio. Uma pequena equipe pode assumir riscos muito maiores que uma equipe grande. Um mecanismo importante que coloca as micro e pequenas empresas em vantagem ou igualdade com as grandes empresas é o acesso à computação em nuvem, que possibilita armazenar e gerenciar informações ilimitadas, compreender seus mercados e seus clientes, gerenciando um baixo custo por utilização.
O conceito de alugar está mais adequado aos novos tempos do que possuir instalações, equipamentos, computação. Alugar contribui para a agilidade e a flexibilidade das empresas. Concentrar seu esforço apenas nas áreas em que é preciso superar a concorrência e se posicionar no mercado. Atualmente as companhias aéreas pagam pelos motores conforme o número de horas voadas. Se algo tão caro e complexo pode ser alugado e pago segundo o uso, os pequenos negócios, também podem reduzir seus investimentos, por ativos alugados, tais como automóveis, imóveis, máquinas e equipamentos, conforme o modelo de negócio.
Os fatos têm mostrado que as melhores invenções ou soluções vêm de pessoas criativas e entusiasmadas, que não são especialistas da área, mas que contribuem para a inovação. Pessoas com criatividade exponencial são reconhecidas por seus resultados. São inspiradoras, determinadas, porque acreditam que podem transformar a realidade ao seu redor. Para estimular a criatividade é necessário sair da zona de conforto, promover a mudança de alguns hábitos rotineiros. A nossa capacidade de enxergar além do convencional passa a ser ampliada, quando a nossa mente e nossos hábitos sai da rotina, da mesmice diária. Estudos afirmam que caminhar aumenta em até 60% a capacidade criativa das pessoas e a prática de meditar garante que podemos gerar melhores ideias. Quando você abre a sua mente para acreditar nas suas aptidões e competências de inovação, você sente que a sua capacidade criativa é ilimitada.
A essência de um modelo mental em crescimento, ele nunca perde ou ganha, mas aprende a ser cada dia melhor, ouvindo sugestões e conhecendo a experiência do outro. Esvaziar a mente e relaxar, também é ótimo, principalmente antes de dormir.
A razão de existir de uma empresa está em um propósito transformador que conecta fundadores, colaboradores, clientes e comunidade. Precisamos estar dispostos para criar, inovar, transformar e fazer sempre melhor.
Regina Amorim
gestora de Economia Criativa e Turismo do Sebrae Paraíba
*Este artigo é de responsabilidade da autora e não reflete, necessariamente, a opinião do Minuto Turismo