Curso de Design Digital produz Catálogo do Casarão José Rufino

É a tecnologia a favor da preservação da história

O Casarão Solar José Rufino, um dos monumentos mais importantes da Paraíba, localizado em Areia, no brejo da Paraíba e construído em 1818, exemplar do período da escravidão no Brasil e que possui até uma senzala urbana, recebeu no último final de semana a visita de alunos do Centro Universitário da Unifacisa, do Curso de Design Gráfico Digital. O encontro foi a união da tecnologia para ajudar a preservar a nossa história.

Eles vão produzir um Catálogo Digital do Casarão José Rufino que vai eternizar imagens e conteúdos desse importante monumento e poderá sr acessado através de um QRCode. O professor da disciplina Projeto Integrador do Curso de Design Gráfico Digital, Romero Rodrigues, que liderou a turma, informou que o objetivo é que, além das aulas teóricas sobre marketing, turismo, sustentabilidade e gestão, os alunos tenham uma prática de campo. Ele ressaltou que os alunos são extremamente envolvidos com a disciplina e criaram até um Instragram próprio @designgrafico_digital.

Durante a visita técnica a turma foi dividida em equipes que fotografaram, utilizaram drones, fizeram vídeos internos, gravaram áudios e copiaram os conteúdos de textos da Casa José Rufino que é, atualmente, um museu. Tudo isso para a produção do catálogo à disposição para ser acessado.

Segundo o professor Romero “Esta é uma experiência inédita da Unifacisa e que traz o Casarão José Rufino para o digital, e todos poderão ver e entender a história e o valor dele. Essa atividade será expandida em todo o centro histórico de Areia. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal do Município e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo -Abrajet – PB através da divulgação”

O professor Danilo Aleixo, doutor em Recursos Naturais que acompanhou  a visita técnica, disse que este trabalho será referência para outros museus pela inovação, sustentabilidade e por aliar a tecnologia à preservação. “ Esse Catálogo Digital contendo o acervo histórico-cultural do Casarão e demais pontos turísticos de Areia estará disponível na palma da mão para todos os usuários Esse Projeto Integrador da turma pioneira do Curso de Design Gráfico Digital  levará todos os envolvidos a dar uma grande contribuição para a sociedade, tornando esse patrimônio mais acessível, inclusive à população. É bom ver projetos como esse que rompem os muros da academia e favorecem a sociedade”.

O aluno Rodrigo Rodrigues está animado: “É um trabalho desafiador porque somos a primeira turma de Design Digital e veio logo esse desafio. Coletamos muito material e eu fiquei responsável pelas imagens. Tudo no mundo é digital e trazer o museu para esse catálogo digital, vai ser maravilhoso, são mais de duzentos anos de história. O mundo está digital e vamos fazer isso em outros pontos turísticos, na rota das cachaças, contribuindo para o turismo também, através da divulgação de Areia” 

A aluna Nicoly Arcanjo, que é a roteirista do projeto do Catálogo Digital do Casarão José Rufino, disse que ele “será uma ferramenta poderosa para contribuir na  preservação  e divulgação da história do museu de forma interativa e acessível. Ele permitirá que visitantes conheçam detalhes sobre o acervo, aumentando o interesse pelo turismo em Areia.”

Rosa Aguiar

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast