Paraíba amplia visibilidade internacional com Rota Terras dos Potiguara

Reconhecimento da Embratur consolida o Litoral Norte como destino autêntico e sustentável

O Encontro de Gestores e Empresários de Turismo do Vale do Mamanguape, realizado nesta terça-feira (9), no Centro Cultural de Mataraca, marcou um passo importante para a consolidação do Litoral Norte da Paraíba como destino turístico autêntico e sustentável. O evento reuniu representantes de fóruns regionais, Sebrae, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE) e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), empresários e lideranças locais, reforçando a construção coletiva como caminho para resultados mais sólidos no setor

A Rota Terras dos Potiguara, estruturada em 2024 pelo Programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART) do Sebrae, foi oficializada em 2025 como produto turístico reconhecido pela Embratur. A inclusão do roteiro na plataforma internacional Feel Brasil, projeta os municípios de Mataraca, Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição para o mercado global, apresentando suas experiências de etnoturismo, ecoturismo e turismo comunitário.

Segundo Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae PB, essa visibilidade reforça a vocação do Litoral Norte. “A inclusão do roteiro na plataforma Feel Brasil mostra ao mundo que a Paraíba é capaz de oferecer experiências únicas e sustentáveis. É um reconhecimento que fortalece as comunidades locais e posiciona o Vale do Mamanguape como um destino diferenciado no turismo internacional”, ressaltou.

Para Franklin Oliveira, presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Trilha dos Potiguara, a conquista reforça o protagonismo do Litoral Norte. “Fazer parte da estratégia internacional de promoção da Embratur mostra que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento nos motiva a buscar ainda mais resultados positivos para a região”, afirmou.

O encontro também apresentou novos produtos turísticos para o Vale do Mamanguape. Entre eles, a Rota Trilhas de Longo Curso Caminhos do Rio Mamanguape, que conecta a cultura da ruralidade à natureza, estendendo o roteiro a municípios como Capim, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Mamanguape, Jacaraú, Pedro Régis e Curral de Cima.

Na avaliação de Leonardo Bandeira, presidente da IGR Vale do Mamanguape, a expansão da rota amplia a competitividade regional. “Este será um novo tempo para o turismo do Vale. Nossa cultura, nossa história e o potencial da natureza formarão um produto capaz de colocar a região em destaque dentro e fora da Paraíba”, disse.

Outro projeto apresentado foi a Rota dos Encantados Potiguaras, inspirada nas narrativas míticas dos povos indígenas. O roteiro associa seres encantados a experiências turísticas ligadas a territórios de proteção ambiental e cultural, fortalecendo o ecoturismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa nasceu do coletivo Casa da Lua Kunhãbebé, formado por mulheres indígenas e não indígenas, visando gerar renda e autonomia econômica por meio do empreendedorismo social.

De acordo com Laís Ramos, Agente de Roteiros Turísticos do Sebrae, a construção da rota fortalece o protagonismo comunitário. “Esse trabalho mostra a força das comunidades locais, que agora enxergam no turismo uma forma de valorizar sua cultura, gerar renda e se inserir no mercado de maneira competitiva e sustentável”, destacou.

O evento foi também um espaço de celebração cultural, com apresentações do Coco de Roda de Barra de Camaratuba, do projeto Sons da Natureza da Aldeia Tramataia, além da participação de artesãos locais.

Ana Macêdo com Informações de Laís Ramos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast