A Paraíba alcançou um novo marco na energia solar, registrando mais de 383 megawatts (MW) de potência instalada. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado conta com mais de 29 mil sistemas fotovoltaicos em telhados e pequenos terrenos, abrangendo todos os municípios.
Atualmente, mais de 53 mil consumidores paraibanos já aproveitam a redução nas contas de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Desde 2012, a energia solar atraiu R$ 1,9 bilhão em investimentos, gerou mais de 11 mil empregos e contribuiu com R$ 600 milhões em arrecadação para os cofres públicos.
Para aumentar a sustentabilidade, a ABSOLAR recomenda ampliar programas e políticas de incentivo à energia solar, incluindo sua adoção em prédios públicos e habitações populares.
Ronaldo Koloszuk, presidente da ABSOLAR, destaca que o crescimento da energia solar reflete a popularização da tecnologia no Brasil, com uma queda de 50% nos preços dos painéis solares em 2023, tornando-os mais acessíveis. Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, reforça que a energia solar é essencial para o desenvolvimento sustentável do Brasil, ajudando a diversificar a matriz energética e reduzindo a pressão sobre recursos hídricos.
Ana Macêdo com informações da ABSOLAR