A Paraíba se consolida como um destino de destaque no cenário nacional e internacional com sua inclusão no “Projeto Vitrine Visit Brasil”, uma iniciativa da Embratur voltada para a promoção de experiências turísticas históricas e sustentáveis. O projeto selecionou 100 experiências em todo o Brasil, das quais 70% são oferecidas por micro e pequenas empresas (MPEs), que representam 90% dos negócios turísticos do país.
Entre as experiências escolhidas, destacam-se dois roteiros paraibanos, que farão parte do Catálogo de Experiências Turísticas da Paraíba – 2024, “Encantos do Rio Paraíba”, abrangendo os municípios de Cabedelo e Santa Rita, e a “Rota Terra dos Potiguara”, que inclui Baía da Traição, Mataraca, Marcação e Rio Tinto.
Desenvolvidos com o apoio do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs) do Sebrae PB, esses roteiros destacam a diversidade cultural e natural da Paraíba, promovendo vivências autênticas que valorizam as comunidades locais.
O “Projeto Vitrine Visit Brasil” tem como objetivos diversificar a oferta turística internacional do Brasil, apresentando experiências únicas de todas as regiões, apoiando a comercialização dessas experiências em mercados emissores estratégicos e padronizando conteúdos promocionais, como fotos, vídeos e textos, para uso em multiplataformas da Embratur, Sebrae e outros parceiros.
Um guia digital exclusivo com as 100 experiências selecionadas será produzido em seis idiomas, ampliando a visibilidade das atrações brasileiras no mercado global.
Segundo Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae PB, a inclusão da Paraíba no projeto reflete o trabalho colaborativo entre o Sebrae, o Governo do Estado, a PBTur, a SETDE, prefeituras e fóruns regionais de turismo. “A Paraíba é rica em experiências turísticas diversificadas, singulares e inusitadas, que precisam ser valorizadas e promovidas por entidades competentes. O futuro do turismo será uma busca por experiências inovadoras e práticas sustentáveis, que respeitam o meio ambiente e beneficiam as economias locais”, destaca Regina.
Ana Macêdo