CotidianoEventosNews

9º Expotec apresenta, de forma inédita, o 1º Hackathon do Projeto Limite do Visível

divulgação

O projeto ‘Limite do Vísivel’ tem a finalidade de promover ações de formação superior nas áreas de desenvolvimento tecnológico e inovação, será apresentado pelo Governo do Estado na 9ª edição da Expotec 2023 – Feira e Congresso de Tecnologia. A participação é gratuita e acontecerá entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa.

O primeiro Hackathon do Projeto ‘Limite do Visível’ acontecerá no dia 07 de agosto, das 8h às 20h, na sala Cabo Branco, no Centro de Convenções. A atividade é da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, em parceria com a Cagepa, que lançará um desafio relacionado à participação do usuário em questões relacionadas à prestação de serviço de saneamento básico.

A realização do hackathon será inédita. A finalidade é estimular a reflexão e a cocriação conjuntas dos/as estudantes, na medida que será possível otimizar recursos e projetar aperfeiçoamento de soluções tecnológicas com foco no saneamento básico.

O objetivo deste projeto, segundo os idealizadores, é impulsionar a formação profissional em cursos de nível superior, considerando as estratégias de desenvolvimento econômico da Paraíba e do Nordeste, em sintonia com os arranjos produtivos locais, especialmente os vinculados ao desenvolvimento tecnológico. Para tanto, através do Limite do Vísivel a SECTIES/PB pretende oferecer 2 mil vagas nos referidos cursos, até o ano de 2026.

Os cursos terão duração de 02(dois anos) e são direcionados a estudantes egressos (as) da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, que tenham cursado todo ensino médio em escolas do Estado, que tenham concluído a educação básica entre 2017 a 2022, e sobretudo, buscam qualificação tecnológica em nível superior de Sistema e Ciência de Dados.

O referido projeto está sendo realizado em mútua cooperação com a Universidade Estadual da Paraíba(UEPB) e com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ) com duas linhas formativas de ensino superior oferecendo dois cursos: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o Tecnólogo em Ciência de Dados.

Com isso o Governo do Estado irá fomentar a formação profissional nas áreas prioritárias supramencionadas e isto significa possibilitar um futuro repleto de oportunidades, uma vez que os(as) profissionais formados(as) serão capazes de aperfeiçoar e demonstrar conhecimentos técnicos, além de outras competências como o raciocínio lógico, a criatividade e as descobertas científicas.

Além dos aspectos relacionados, às instituições responsáveis destacam a correlação de competências e habilidades com ações que fomentem a responsabilidade social, visto que a tecnologia, se bem concebida e aplicada, tem o potencial de levar praticidade e conforto às pessoas e apoiar a rotina de organizações, sejam elas públicas, privadas e/ou do terceiro setor.

A EXPOTEC 2023 é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário