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A cachaça como produto da economia criativa é case de sucesso na Paraíba

Loja do Engenho Triunfo / Minuto Turismo

A produção de cachaça envolve uma série de processos criativos, desde a seleção da cana-de-açúcar até a elaboração de diferentes tipos da bebida, que podem ter sabores e aromas distintos. Além disso, ela está intimamente ligada à cultura, sendo uma das bebidas mais consumidas no país, principalmente, no Nordeste, e especialmente na Paraíba, onde a cachaça representa um importante símbolo cultural.

Dessa forma, a produção de cachaça pode ser vista como uma atividade da economia criativa, porque contribui para o desenvolvimento econômico e cultural das regiões produtoras, por meio da valorização da cultura local, da geração de emprego e renda e do estímulo à inovação e à criatividade. Justamente por causa deste entendimento algumas feiras, simpósios e fóruns são realizados no estado da Paraíba, a fim de promover e valorizar a “cultura cachaceira”.

Tradicionalmente brasileira, a cachaça tem sido produzida e consumida em todo o país há séculos e, ao longo dos anos, foi estigmatizada como de baixa qualidade e associada à uma imagem pejorativa e de baixo custo. Por esse motivo, era vista como uma bebida inferior em comparação com outras destiladas, como as internacionais uísque e tequila. Essa discriminação era, na maioria dos casos, ampliada pelo preconceito socioeconômico, que, frequentemente, à associava as classes mais baixas da sociedade. Onde também se cometia o equívoco em relação a diferença entre “cachaça” e “aguardente”.

Entretanto ambas, são bebidas alcoólicas produzidas a partir da fermentação e da destilação do caldo de cana-de-açúcar. A desigualdade entre as duas está na forma como são produzidas e na sua regulamentação. A cachaça é produzida a partir da fermentação e posterior destilação. De acordo com a legislação brasileira, a cachaça deve ser produzida no Brasil, com teor alcoólico entre 38% e 48%, e deve passar por um processo de envelhecimento em barris de madeira. Além disso, a cachaça tem uma denominação de origem protegida, ou seja, só pode ser chamada de cachaça se for produzida no Brasil. Já a aguardente é uma bebida produzida em vários países, incluindo o Brasil, a partir da destilação de resíduos da produção de açúcar, como o melaço. A aguardente não tem regulamentação específica no Brasil e pode ser produzida com diferentes teores alcoólicos e sem passar por um processo de envelhecimento em barris de madeira.

Todavia, para quem aprecia a bebida, a discriminação e o equívoco, ficaram num passado longínquo, pois a valorização da cachaça e principalmente de alta qualidade têm crescido nos últimos anos, impulsionando sua produção. Algumas marcas têm investido nesses processos mais elaborados, como o envelhecimento em barris de madeira, de carvalho europeu e de madeiras brasileiras, a fim de criar cachaças mais complexas e refinadas, com blends, aromas e sabores mais sutis. Essas cachaças de alta qualidade são comercializadas como um produto Premium, com preços mais elevados e uma apresentação mais sofisticada.

Além disso, a cachaça tem ganhado mais visibilidade em eventos gastronômicos e em restaurantes e bares especializados, onde é apreciada por consumidores exigentes e conhecedores de bebidas destiladas. Essa valorização da cachaça de qualidade tem contribuído para que a ela seja considerada um artigo da classe A, embora ainda haja muito a ser feito para combater o estigma social em torno da bebida e promover sua real e merecida valorização em todo o país.

É exatamente nesse contexto de promoção e de venda da bebida, que a economia criativa e a produção associada ao turismo tem espaço garantido. Um exemplo disso é o Engenho Triunfo em Areia, a Capital Paraibana da Cachaça, um empreendimento que se destaca no âmbito do Turismo Criativo. A história de vida e superação do casal Maria Júlia e Antônio Augusto Baracho e dos seus quatro filhos é contada por ela com muita emoção durante a visita dos turistas ao engenho. A família enfrentou desafios e trabalhou arduamente, transformando o lugar em um espaço interessante para visitação. No Engenho Triunfo, além de se ouvir a belíssima e inspiradora história de vida do casal, pode-se, também, adquirir souvenires, apreciar a excelente cachaça Triunfo e aprender sobre sustentabilidade.

Em outras palavras, é isso que visa essa junção de turismo com criatividade: proporcionar experiências enriquecedoras para os turistas, permitindo que eles se encantem e interajam com os moradores locais, aprendam sobre seus ofícios e conhecimentos. Essas conexões genuínas criam memórias afetivas duradouras e fazem com que o local visitado e as experiências vividas nunca sejam esquecidos. Portanto, Junto ao turismo a cachaça tem mais capacidade de gerar desenvolvimento de forma sustentável, valorizando a cultura, os recursos locais, fortalecendo as comunidades e preservando o patrimônio cultural da região.

Ana Célia Macêdo

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

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