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Abundante na Paraíba, abacaxi é aliado na defesa do sistema imunológico e combate ao câncer

Nutricionista da Unimed João Pessoa, Regina Monteiro orienta consumo e dá dicas de receitas refrescantes e simples de fazer com a fruta

Divulgação

A Paraíba é o segundo maior produtor de abacaxi no país, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo IBGE, em 2019. Nutritiva, abundante e versátil, a fruta pode ser consumida in natura, em sucos e sobremesas. Possui alta concentração da enzima bromelina e antioxidantes da vitamina C, que desempenham um papel importante no processo de cura do corpo.

De acordo com a nutricionista Regina Monteiro, da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, os benefícios do abacaxi vão desde a ação digestiva até a prevenção do câncer. O consumo da fruta estimula, também, o sistema imunológico e colabora com a construção e reparação do tecido corporal, cicatrização de feridas, bem como na produção de aminoácidos e colágeno. “O abacaxi é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e fraturas ósseas. Ele também alivia os sintomas de angina e é útil para prevenir trombose, tromboflebite, varizes e aterosclerose”, informa.

A fruta também é rica em substâncias antioxidantes, como vitamina A, betacaroteno e manganês, que tem alto potencial de combate aos radicais livres. O abacaxi foi relacionado diretamente à prevenção de cânceres na boca, garganta e de mama. Já a bromelina, encontrada em abundância principalmente no talo da fruta, também vem ganhando seu espaço entre os agentes naturais na guerra contra o câncer. “A enzima aumenta o efeito de drogas da quimioterapia e potencializa a eficácia de antibióticos, assim como tem ação anti-inflamatória e ajuda a desobstruir a circulação, principalmente em casos de edema provocado por trauma ou cirurgia”, explica Regina.

Consumo – A nutricionista indica que a ingestão de uma porção de 80g a 100g é adequada para fornecer nutrientes. Por outro lado, estudos sobre a bromelina presente na fruta apontam que é necessário consultar o médico caso a pessoa tenha problemas de coagulação do sangue, doença hepática, renal ou hipertensão e apresente alguma alergia ao abacaxi.

Por apresentar um índice glicêmico de médio para alto, é indicado o consumo no café-da-manhã, assim como no lanche, caso o indivíduo pratique exercícios em seguida. “A recomendação é consumir a fruta ao natural, para mastigar. Ao ser ingerido com outros alimentos, principalmente na sobremesa do almoço, ajuda na absorção do ferro da carne e do feijão, por exemplo. Ingerir nos lanches pode aumentar os níveis de glicose no sangue e pessoas que têm diabetes Mellitus devem evitar o suco”, orienta Regina Monteiro.

A nutricionista Regina Monteiro dá três dicas de receitas refrescantes e simples de fazer com o abacaxi.

Abacaxi com raspa de limão

Para esta versão, é necessário um abacaxi bem docinho e raspas de limão – pode ser siciliano. Corte as fatias e salpique as raspas de limão por cima. Simples, rápido e delicioso!

Abacaxi assado com canela

Descasque e corte o abacaxi em fatias ou quadrados. Salpique canela e xilitol, tipo de adoçante natural vendido em lojas a granel ou lojas de produtos naturais. Deixe assar por aproximadamente 10 minutos, dependendo da potência do seu forno.

Gelato de abacaxi diet

  • 800 ml de água
  • 2 caixinhas de gelatina diet incolor
  • 500 g de abacaxi
  • 2 potes de iogurte natural
  • 1/2 xícara (chá) de adoçante xilitol (ou outro adoçante)

Modo de Preparo:

Coloque a água, o abacaxi e o adoçante dentro de uma panela, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo, adicione a gelatina e mexa para que ela se misture bem. Adicione o iogurte, distribua em potinhos ou em uma travessa e leve para a geladeira por, no mínimo, 4 horas. Sirva com canela ou raspas de limão para decorar.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

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