CulturaNews

Aniversário de Ariano Suassuna: tem lançamento de videoclipe

Videoclipe divulgação

Assista “A sagração dos povos da Iandara de Ariano Suassuna”

Nesta quarta-feira, 16 de junho, dia em que o escritor Ariano Suassuna completaria 94 anos, será o lançamento oficial do videoclipe “A sagração dos povos da Iarandara de Ariano Suassuna”, baseado nas obras: O Rei Degolado ao sol da Onça Caetana (1976) e o Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores (2017), o material traz como trilha sonora a música: Cavaleiro do Sol, composta por Antúlio Madureira.

Iarandara uma criação de Ariano Suassuna, que traz a origem do povo brasileiro, no significado da “Rainha dos povos escuros, povos integrantes da raça parda e bruna do mundo”, noturnos e solares.

O videoclipe estará disponível no canal Ariano Suassuna Oficial, do YouTube, no Canal Ariano Suassuna Oficial e no Instagram @arianosuassunaoficial.

As gravações ocorreram na Pedra do Ingá (Ingá/PB), Ilumiara Jaúna (Fazenda Carnaúba, em Taperoá/PB), Ilumiara Acahuan (Aparecida/PB) e Lajedo do Caboclo (Matureia/PB), com participação do artista visual, Manuel Dantas Suassuna, intérprete criadora, Maria Paula Costa Rêgo e do artista multivisual Elioenai Gomes.

As imagens e edição pelo cineasta Augusto Pessoa, com a produção executiva de Marília Rosado Maia e, a concepção do projeto e roteiro pela colaboradora Profa. Dra. Suelma Moraes, do departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Este trabalho tem o intuito de promover o reconhecimento e valorização cultural nordestina, fixando marcas do espaço geográfico, literário e musical.

A literatura e a musicalidade armorial no videoclipe procuram unir aspectos do subterrâneo da cultura brasileira com os arquétipos feminino e masculino do yin e yang, a Lua e o Sol, o sagrado e o profano, na plástica sensual, a abstração e a pulsação do ritmo estético e espiritualidade marcados em solo nordestino brasileiro.

O projeto foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Lei Federal no 14.017, de 29 de junho de 2020. Apoio: Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Estado da Cultura.

Veja os Videos:

Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário