NewsTurismo

Associação de Areia lança ‘Rota do Mel’ para impulsionar turismo e educação ambiental

Divulgação

A Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura-PB), reconhecida por sua tradição em inovar, acaba de lançar um projeto turístico e educacional importante: a ‘Rota do Mel’. A iniciativa destaca a criação e a produção do mel pelas abelhas nativas sem ferrão, também conhecidas como melíponas.

A criação de meliponários urbanos e rurais é uma ideia impulsionada pela ATURA-PB, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atraindo entusiastas e novos produtores em busca de uma abordagem mais consciente da Meliponicultura. Essa prática está crescendo em popularidade no mundo, devido ao seu potencial sustentável e econômico.

O presidente da ATURA-PB, Leonaldo Andrade, destaca a Rota do Mel como um atrativo turístico e um veículo de educação ambiental que sensibiliza os visitantes sobre a função crucial das abelhas na biodiversidade e na agricultura.

A “Rota do Mel” coloca em evidência o mel das melíponas, que além de sua importância ecológica, está ganhando destaque na gastronomia local, inspirando pratos, geleias e bebidas. A atividade, que é parte integrante da agricultura familiar e sustentável, também é vista como uma forma de promover a conservação ambiental e a segurança alimentar.

A meliponicultura no Brasil é reconhecida por seus produtos derivados, como o mel, que possuem características únicas e são valorizados em mercados nichados, especialmente por suas qualidades gourmet e medicinais. A Rota do Mel em Areia reflete uma realidade mais ampla da meliponicultura brasileira, que começa a ganhar destaque global e tem potencial de se tornar líder em um mercado especializado e em expansão.

Para participar dessa experiência única, a Atura-PB oferece atendimento e esclarecimentos por meio da Guia de Turismo e membro da ATURA-PB, Gabi Neta, no telefone (83) 9.9922-1169.

Alessandra Lontra

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário