CotidianoEventosNews

Astros, cosmos e o radiotelescópio Bingo serão apresentados em palestra na Expotec 2023

Conheça o projeto BINGO, radiotelescópio que está sendo construído na Paraíba. Projetado por parceria entre universidades brasileiras e estrangeiras, equipamento de alta tecnologia buscará informações sobre a matéria e a energia escuras do universo.

Radiotelescópio BINGO está sendo construído em Aguiar na Paraíba

Você sabia que nosso Universo está se expandindo? Você sabia que essa expansão é acelerada? Você já ouviu falar sobre o setor escuro do Universo? São com estas indagações que o professor o prof. João Rafael Lucio dos Santos, integrante da equipe dos cientistas envolvidos no projeto do radiotelescópio BINGO e também docente do curso de Física da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), irá proferir palestra no dia 10 de agosto, das 10 às 11 horas, na sala Tambaú, dentro da programação da Expotec 2023.

João Rafael informou que nesta palestra “irá falar sobre esses grandes problemas do Universo e como eles serão estudados a partir do sertão da Paraíba, usando o radiotelescópio BINGO”.

De acordo com o professor, ele tem um design inovador que será construído na cidade de Aguiar- PB. Na oportunidade irá revelar como este radiotelescópio é um projeto capaz de contribuir em diferentes aspectos nas áreas de pesquisa, inovação e junto à comunidade.

O palestrante, que é doutor em física e suas pesquisas são nas áreas de partículas, cosmologia e astrofísica, é também pesquisador e líder do estágio de Outreach da colaboração BINGO, irá mostrar quais são as perspectivas de avanço ao longo deste e dos próximos anos. “Esperamos que os interessados neste assunto apreciem esta viagem ao mundo do BINGO, que também será demonstrado em stand durante a feira”, destacou.

O radiotelescópio BINGO que irá captar imagens do universo e contribuir para pesquisas sobre o espaço e teve a cidade de Aguiar como local escolhido para sua instalação no sertão da Paraíba por ser uma zona consideravelmente limpa e não sofrerá interferência de ondas de rádio vindas de aparelhos celulares, televisões, aviões, entre outros dispositivos. Este importante equipamento, segundo o professor João Rafael, surgiu com a finalidade de complementar as imagens capturadas no espaço pelo James Webb, da Nasa, e ambos permitem a observação de locais mais afastados do universo, a chamada energia escura.

Stand- Durante os dias da feira terá um stand do BINGO com minicornetas, uma maquete e uma tv mostrando dados e imagens do projeto. Vale a pena conferir.

João Rafael Lucio dos Santos – Trabalha em física desde 2003, quando iniciou sua graduação. É doutor em Física pela Universidade pela Universidade Federal da Paraíba e pela University of Rochester, NY. Iniciou sua carreira como professor na UFCG, em 2014, onde atualmente é professor Adjunto I e possui experiência na área de Teoria Geral de Partículas e Campos, com ênfase em soluções tipo defeitos e suas diversas aplicações.

A EXPOTEC 2023 – Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário