CulturaNews

Ativista cultural Molla de Mandacarú é retratado em curta

Esse é um projeto piloto de série de documentário “Brasil Sem Limites” de Leandro Rolim

Molla de Mandacarú / divulgação

Em dez minutos, “Molla de Mandacaru” aborda os dilemas e desafios do compositor, dramaturgo, ator e artista, em sua carreira na Capital paraibana, onde possui um acervo musical contendo mais de 10 mil discos em vinil, de diversos artistas da cultura popular e de tantas outras vertentes da música nacional, e com isso se tornou o grande influenciador cultural do bairro onde mora.

O documentário tem direção e roteiro de Leandro Rolim, um jovem multimídia e ativista cultural, que se interessa pela cena cultural de João Pessoa, nas suas mais variadas vertentes. A produção é de Paulo Cezar Meneses e a direção de fotografia é de Wagner Cardoso.

Sobre o projeto, Leandro destaca que o Brasil deve ser mostrado aos brasileiros, pois há falta de conhecimento do povo sobre o país que vive, sua cultura, seus saberes e fazeres. “O curta tem caráter antropológico e identifica traços da individualidade humana que habitam não apenas o ambiente objetivo, mas também o abstrato da sociedade e do cotidiano”, destacou.

Assista Agora:

Sobre Molla

Lourenço Molla é compositor, dramaturgo, ator e artista. Começou sua carreira na década de 1970, num pequeno grupo em Mandacaru, bairro de João Pessoa que possuía, na época, uma relevante atividade cultural. Ele iniciou sua carreira em quadrilhas juninas, se apresentando também em lapinhas; popular artista pessoense, envolvido com cultura popular desde jovem, também foi ativista político. Participou de feiras e eventos culturais durante sua carreira artística. Em sua coleção, estão diversos artistas da cultura popular e de tantas outras vertentes da música nacional; Molla considera sua coleção como uma biblioteca representativa da própria cultura popular, cultura de raiz, rica em conhecimento, sendo uma expressão de seu apreço pela cultura. O artista resguarda suas memórias em cada item de sua coleção.

Sobre o Brasil sem Limites

O Brasil sem Limites propõe retratar o brasileiro, identificando suas peculiaridades que o distingue e assim, recriar o espírito de sua nacionalidade e influência, manifestadas no seu dia a dia, das mais variadas formas e no que há de mais comum na identidade usual brasileira.

Serviço:

Curta Metragem Molla de Mandacarú

Direção e Roteiro: Leandro Ribeiro Rolim

Assistente de Direção: Lia Mendes

Edição e Montagem: Kleber Patrício Góis

Direção de fotografia: Wagner Mendes Cardoso

Fotógrafa: Bianca Firmino

Cinegrafista: Lenec Mota da Silva

Captação e edição de som: Deyvison Calisto da Silva

Produção Executiva: Paulo César Meneses

Assistente de Produção: Catarina Strapação

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário