Aumento no número de brasileiros em Portugal tem impacto no câmbio

O número de estrangeiros em Portugal cresceu pelo sétimo ano consecutivo, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Dados da entidade mostram que a comunidade brasileira se mantém como a maior no país, tendo aumentado 13% em relação a 2021.

Com a falta de mão de obra em setores como serviços e turismo e o envelhecimento da população portuguesa, os brasileiros enxergaram na mudança de país uma oportunidade de mudar de vida, de trabalho e ter mais estabilidade e segurança.

O salto no número de estrangeiros já vem sendo percebido no aumento do custo de vida por lá. Alugar um imóvel em cidades como Porto e Lisboa aumentou 10% no último trimestre de 2022, o que reforça a importância do planejamento financeiro para quem planeja cruzar o oceano de maneira definitiva.

As operações internacionais acompanham o movimento de imigração. Segundo a Europa Câmbio, em 2021 foram realizadas 978 remessas internacionais em dólar entre Portugal e Brasil. Já em 2022 foi notado um crescimento de 22%, quando o número de transações passou para 1.197. O fluxo mostra quem está em Portugal e ainda mantém relações com o Brasil, sejam elas familiares ou de negócios.

Há ainda uma parcela de nômades digitais que estão atraídos pela flexibilização das leis para obter o visto temporário. Desde o ano passado, pessoas que trabalham remotamente podem solicitar um visto de permanência de até 1 ano ou uma autorização de residência permanente de até 5 anos. Para ser aceito, é preciso comprovar renda de pelo menos 2.820 euros.

Ainda sobre Portugal, Tulio Portella, Diretor Comercial da B&T, participou recentemente de uma live sobre remessas e regulação cambial com a advogada Carla Fortes no Instagram @portugalfiscal.

divulgação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast