NewsTurismo

Aviação doméstica tem crescimento significativo e anuncia aumento das operações

Aeroporto / divulgação

Após bons resultados durante os últimos meses, as empresas aéreas brasileiras planejam ampliar suas operações no Brasil. Azul, Gol e Latam anunciaram suas expectativas para julho. A primeira companhia, por exemplo, informou que irá operar em 50 novas rotas durante a temporada de inverno. Já a Gol irá ampliar em até 80% a capacidade operacional nos próximos três meses. A Latam inaugura 10 novas rotas ainda em julho e ampliará em 34% os voos diários no mesmo mês.

De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o crescimento no número de operação das empresas se deve ao aumento no número de pessoas vacinadas no país. “Isso é reflexo da ampliação da vacinação em nosso país, permitido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Temos trabalhado dia e noite para retornarmos o nosso setor a níveis cada vez melhores aos registrados anteriormente”, destacou.

O aumento no número de voos reflete diretamente na movimentação de passageiros nos aeroportos do país. Os terminais da Rede Infraero, por exemplo, devem receber cerca de 3,5 milhões de viajantes durante o mês de julho. Segundo eles, o número representa um aumento de 284% em relação ao mesmo período do ano passado, quando mais de 900 mil pessoas embarcaram e desembarcaram nos terminais da empresa, que contempla terminais como o de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

Em Brasília (DF), a Inframerica, concessionária do aeroporto da capital federal, estima um aumento de 270% no fluxo de passageiros. Ao todo, 950 mil viajantes devem passar pelo terminal até o fim do mês. Em Alagoas, em apenas um final de semana, passaram pelo local mais de 6,1 mil passageiros. Em Belo Horizonte, o terminal disponibilizou 322 voos extras, totalizando 5 mil voos e alta de 20% na comparação com junho. A expectativa é de que 35 mil passageiros passem pelo aeroporto mineiro.

M&E

                  Pista principal do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo — Foto: Divulgação/Infraero

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário