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Azul e Paraíba lançam desafio para acabar com a baixa temporada

Foto: Sérgio Lucena

O Governo do Estado da Paraíba, a prefeitura de João Pessoa e a Azul Linhas Aéreas assumiram um desafio público de tornar a capital paraibana um destino turístico com alta estação durante todo o ano. “Esse é um desafio que já estamos assumindo e vamos transformar João Pessoa na cidade mais desejada do Brasil”, afirmou o prefeito Cícero Lucena. “Estamos desenhando a inexistência de uma baixa temporada na cidade”, enfatizou Daniel Bicudo, diretor de Marketing da companhia aérea. 

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, afirmou que o Destino Paraíba como um todo tem sido colocado em outro patamar junto às maiores operadoras de turismo do país. A parceria com a Azul Viagens – operadora oficial da companhia aérea – tem se consolidado a cada ação traduzindo os resultados em crescimento sustentável. “O governo tem trabalhado forte e certeiro para promover a Paraíba e temos obtido resultados que demonstram que estamos no caminho certo”, avaliou a secretária.

Na parceria com a Azul, o governo tem oferecido redução da alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação, além de promovido ações de marketing a exemplo da adesivagem de um Airbus da frota da companhia, que irá frequentar todos os aeroportos da malha aérea da Azul após o Carnaval. Essa ação foi anunciada pelo próprio vice-governador Lucas Ribeiro durante o Nordestur, um evento da Azul Viagens pela região e que aconteceu nesta terça-feira (23) em João Pessoa. Essa ação tem a parceria do Ministério do Turismo também.

Na oportunidade, Daniel Bicudo anunciou o início de operação de novos voos dedicados para a capital paraibana a partir de julho, num total de nove voos semanais. Os voos não estão na malha atual da companhia aérea: Goiânia, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. De acordo com o executivo, essa operação representa um crescimento de 70% da companhia no destino Paraíba e uma prospecção de 48 mil assentos. 

“Tenho certeza que aqui eles vão performar muito bem e a gente vai conseguir mantê-los. Tem Goiânia, que apesar de estar agora na alta temporada de janeiro como voo origem, ela não estava em julho do ano passado. Então, a gente tem três novas origens agora no mês de julho para a cidade de João Pessoa”, explicou.

Cidade preparada para receber o visitante

Turismo também tem relação com o cuidado com a cidade, sua infraestrutura, serviços, e tudo que faça com que o visitante sinta-se bem acolhido. Esse conjunto de ações, o dever de casa, a Prefeitura vem fazendo bem, segundo Daniel Rodrigues, secretário de Turismo da Capital.

“A Prefeitura e o Governo do Estado trabalham muito no fortalecimento promocional. E a Prefeitura na sua parte apoia também na promoção, mas a sua maior tarefa, vamos dizer assim, é cuidar da infraestrutura da cidade, da limpeza, da mobilidade urbana, da rua calçada e asfaltada, da confecção do Centro de Apoio ao Turista, por exemplo”, explicou. 

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Ferdinando Lucena, disse que, com a ampliação da malha viária, novas possibilidades se abrem  para a ampliação do fluxo de visitantes, não apenas na alta, mas também em períodos de baixa demanda. “Isso é fruto desse processo de ampliação das estratégias e de promoção e divulgação do destino Paraíba que nós estamos promovendo desde 2023 – e isso tem repercutido muito no mercado nacional e o nosso trabalho, por determinação do governador João Azevedo, é exatamente fazer com que a gente possa ampliar esses voos”, afirmou.

Assessoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

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