CotidianoNews

Carnaval saudável: dicas para foliões evitarem lesões musculares

Movimentos intensos e excessivos contribuem para o surgimento desse problema

Carnaval saudável

Com a chegada do Carnaval, uma das festas mais aguardadas do Brasil, milhares de foliões se preparam para ocupar as ruas das cidades em uma celebração cheia de energia e diversão. No entanto, especialistas alertam para a importância dos cuidados com a saúde, especialmente para evitar lesões musculares decorrentes dos esforços físicos.

O aumento do ritmo de atividades, como caminhar, dançar e pular por longos períodos, pode sobrecarregar os músculos e resultar em dores e lesões indesejadas. O fisioterapeuta e responsável técnico da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNINASSAU João Pessoa, Josiel Gonçalves, fala sobre como reduzir os danos físicos durante a comemoração do Carnaval.

“O ideal é que o folião se aqueça e alongue antes de cada festa. É preciso também ter cuidado com o local, conferindo se há desníveis nas ruas, por exemplo. Desta forma, é possível evitar complicações e continuar as comemorações de Carnaval. Em casos de lesões, é importante procurar um fisioterapeuta”, afirma Josiel Gonçalves.

Josiel Gonçalves, fisioterapeuta e responsável técnico da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNINASSAU João Pessoa (PB)

Além do aquecimento, os foliões devem evitar o consumo exagerado de álcool e beber água regularmente, mesmo quando não estiverem com sede. Isso é fundamental para prevenir cãibras e desidratação.

O cuidado com o calçado também não pode ser negligenciado. Escolher sapatos confortáveis e adequados ajuda a prevenir dores nos pés e lesões musculares. Além disso, antes e depois das festividades, é importante reservar um tempo para realizar alongamentos suaves, ajudando a relaxar os músculos e reduzir as tensões acumuladas.

Assessoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário