CulturaNews

Celeiro reinaugura suas atividades no Hotel Globo no Centro Histórico nesta terça-feira (6)

Hotel Globo

O Celeiro Espaço Criativo reinaugura suas atividades, nesta terça-feira (06), às 15h, no Hotel Globo, sua nova sede localizado no Centro Histórico da capital paraibana. O Hotel Globo é localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, na Praça São Pedro Gonçalves, no Varadouro. O horário de visitação para a população de João Pessoa e turistas será das 8h30 às 17h30, aberto todos os dias, com acesso gratuito.

Aproximadamente 70 obras de artistas paraibanos estarão expostas e poderão ser visitadas e adquiridas pelos visitantes no local. São peças em madeira, ferro, cerâmica, papel, tecido, entre outras. “Os trabalhos reúnem artesanato, cultura popular, artes visuais e design, além de mostrar aos visitantes e apreciadores que diante de tanta tecnologia temos na arte um mundo de expressividade e conexão”, enfatiza o curador do Celeiro Espaço Criativo, Ilson Moraes.

O curador Ilson Moraes explica que as atividades do Celeiro vão ocupar o Hotel Globo, temporariamente, até que a nova morada esteja pronta, após a conclusão do processo de reforma na ‘Estação das Artes Luciano Agra’, localizada no Altiplano, prédio anexo a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008.

“Quando o Hotel Globo abre suas portas, para ‘hospedar’, o Celeiro nesta sua transição, acolhe também os artistas, artesãos e todas as pessoas que passeiam pelo Centro Histórico. Parafraseando Milton Nascimento: ‘Todo o artista tem de ir aonde o povo está’. Portanto, estaremos hospedados onde nasceu nossa Capital para desfrutarmos juntos – artistas e artesãos, do Hotel Globo e do Celeiro neste prédio histórico e para juntos promovermos mais arte e mais cultura”, ressaltou.

O Celeiro é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec) e se destacou durante todo o ano de 2023 no universo das artes, pelas várias iniciativas adotadas para impulsionar a produção e comercialização de peças dos artistas locais. “O Celeiro tem como missão o fomento da arte e do artesanato, agregando trabalhos de artistas e artesãos da capital e de outras cidades do estado”.

Hotel Globo – O Hotel Globo – prédio histórico de estilo eclético, tombado em 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), hospedou grandes personalidades da história da Paraíba e atualmente contribui com a revitalização do Centro Histórico promovendo exposições, lançamentos de livros e atrações musicais, sob a coordenação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Escolas – Por fazer parte da Secretaria de Educação (Sedec), o Celeiro também desempenha um papel importante na educação de estudantes da rede municipal de educação. O Celeiro vai manter o desenvolvimento de trabalhos com os estudantes com a realização de visitações, contemplação e oficinas. Nessas visitações são feitas palestras explicativas sobre as obras expostas, o trabalho e a proposta de cada artista e a história do Hotel Globo vem enriquecer o conteúdo repassado aos estudantes.

Serviço
Celeiro Espaço Criativo

Local – Hotel Globo – localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, na Praça São Pedro Gonçalves, no Varadouro, Centro Histórico.

Horário de funcionamento – 8h30 às 17h30 – todos os dias

Acesso: gratuito.

PMJP

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário