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CHEFS PORTUGUESES ELEVAM GASTRONOMIA LUSA A BORDO DOS AVIÕES DA TAP

Divulgação

A TAP Air Portugal convidou The Art of Tasting Portugal para dar vida ao novo projeto Local Stars, cujo objetivo passa pela valorização da Portugalidade através da gastronomia, bem como das regiões portuguesas, por meio da promoção dos seus produtos emblemáticos.

Deste convite nasceu um projeto inédito, denominado Local Stars, que visa a promoção da Portugalidade e do país, das regiões e dos seus produtos através da experiência gastronômica proporcionada nos menus de bordo servidos na classe Executiva da companhia aérea portuguesa.

Estes reconhecidos chefs portugueses, de dois em dois meses, destacam uma região e um produto desse mesmo local. O projeto Local Star, inicia-se em março e abril dando visibilidade a Lisboa, com a garoupa enquanto produto-estrela, trabalhada pelo chef Henrique Sá Pessoa. Nos dois meses seguintes, em maio e junho, cabe ao chef açoriano Cláudio Pontes fazer brilhar o Queijo São Jorge, produzido exclusivamente em São Jorge, no arquipélago dos Açores, a região em destaque neste menu. Julho e agosto será o polvo, o produto estrela num menu a cargo da chef Noélia Jerónimo, que promove a região do Algarve. Os chefs Júlio Pereira, Diogo Rocha e Óscar Geadas são os nomes que completam a lista de participantes neste primeiro ano do projeto.

O projeto promove, a partir deste mês, uma região e respetivos produtos, trabalhados por um chef português, resultando num menu que engloba entrada, prato principal e sobremesa. A cada dois meses, durante 2023 e 2024, o chef, o menu, respetivo produto em destaque e região são alterados de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes.

“A TAP é a maior vitrine de Portugal no mundo e os nossos aviões são um dos mais poderosos veículos de promoção da portugalidade. O projeto Local Stars permitirá a TAP trabalhar com alguns dos mais reputados chefs portugueses no desenvolvimento dos menus de classe Executiva, elevando a gastronomia que servimos a bordo dos nossos aviões a novos patamares”, afirma Silvia Mosquera, CCRO TAP.

“Promover Portugal enquanto destino gastronômico, com a sua diferenciação e qualidade, é um objetivo que a plataforma The Art of Tasting Portugal partilha com a TAP Air Portugal. Esta parceria, de que tanto nos orgulhamos, fortalece esta estratégia de dinamização do território nacional e da comunidade que o valoriza.”, afirma Patrícia Dias, fundadora do The Art of Tasting Portugal, a par de Adriana Fournier. “Nestes dois anos em que o projeto Local Stars “voa” com a TAP, vamos ter ações paralelas no território que permitem uma continuidade desta experiência “em terra”. Temos como objetivo não só divulgar o país e as várias regiões, como promover o território e acrescentar valor através de experiências gastronómicas e ativações com produtos e chefs locais, dinamizando o turismo e a economia local. Deixamos aqui o convite para que conheçam e vivam os sabores do nosso país.”, acrescenta Adriana Fournier.

A produção dos menus de autor está a cargo da CateringPor, que irá confecionar os pratos mediante a receita, prova e validação dos vários chefs envolvidos. O projeto tem, também, como objetivo a integração de matérias-primas locais e preferência na escolha de fornecedores das respetivas regiões em destaque, apoiando a vertente de sustentabilidade e de promoção da economia local em que o TAOTP assenta.

Além das refeições a bordo, serão exibidos conteúdos de vídeo alusivos a esta parceria nas telas destes aviões, em viagens de médio e longo percurso, em todas as classes (executiva e económica). Estes vídeos exibirão a chegada ao território com imagens características da região, a escolha de um produto da estação, o destaque ao seu produtor, e a receita de um chef a trabalhar este mesmo produto na confeção do menu que será servido a bordo.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

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