Chegada de turistas internacionais ao redor do mundo ficou 37% abaixo do volume registrado em 2019

Embora o volume de chegada de turistas internacionais em todo o mundo em 2022 tenha ficado abaixo dos registros de 2019 (-37%), antes da vigência da pandemia de COVID-19, o ano demarcou a recuperação da indústria como um todo. Para 2023, dados apontam uma visão mais otimista em relação ao setor de turismo. Embora a inflação permaneça no centro das preocupações das pessoas, o fim das restrições totais está impulsionando a indústria de viagens. É o que aponta o Travel Trends, relatório de desempenho do mercado de turismo desenvolvido pela Labelium, consultoria de performance digital para empresas de turismo, moda, luxo e beleza, em parceria com a Expedia, modalidade de comércio eletrônico.

Com o objetivo de oferecer insumos e análises de dados para auxiliar na tomada de decisões de grandes marcas, o levantamento compila insights de empresas como Google, Organização Mundial do Turismo, uma Agência Especializada da ONU, Booking.com, Expedia.com, SimilarWeb, PWC e informações proprietárias, da biblioteca da Labelium.

“A categoria está demonstrando recuperação, mas a situação ainda é frágil e os resultados ainda estão longe de se equiparar a 2019. Em relação às empresas que atuam no segmento, investir em ações assertivas de marketing é fundamental para reter clientes e estimular os fluxos comerciais em meio ao cenário, ainda delicado.”, opina Gustavo Franco, Country Manager da Labelium.

Comportamento quanto a viagens internacionais:

Ao revisar a tendência, a indústria geral de viagens estava em -64% em janeiro de 2022, para atingir -27% em setembro de 2022. A flexibilização das restrições, que aconteceu na China no quarto trimestre de 2022, acelerou essa recuperação gradualmente.

Enquanto a Europa e o Oriente Médio lideram a tendência de retomada do setor, as Américas experimentaram uma recuperação mais lenta, mas estão progredindo. A Ásia (não apenas a China) ainda está bastante atrás das outras regiões.

Quanto ao comportamento dos consumidores, as pessoas são mais propensas a viajar internamente (em todas as regiões) e as buscas e reservas de hotéis ainda não obtiveram a mesma recuperação observada em toda a indústria de viagens. O estudo indica que as pessoas estão procurando hotéis, mas ainda não reservam com tanta frequência, o que mostra que a oferta não atende às suas necessidades. Quase metade (46%) das pessoas entrevistadas pela Expedia dizem que viajar é mais importante para elas agora do que antes da pandemia. A probabilidade de uma viagem internacional de negócios nos próximos 12 meses passou de 12% em maio de 2020 para 50% em julho de 2022. Portanto, este é um ponto de atenção para que as empresas atuantes do setor ampliem seu potencial de concorrência.

Razões que influenciam a decisão de viagem

Quanto aos motivos que influenciam a tomada de decisão de viagem, o estudo elencou cinco: experiência, viagens de negócios, flexibilidade, limpeza e segurança e valores da marca. Os consumidores acreditam que é necessário oferecer mais do que uma noite luxuosa, é preciso ter uma experiência realmente única para que sua marca se destaque. Quase metade (44%) dos viajantes globais desejam que suas experiências tenham uma sensação mais “de volta ao básico” para experimentar a vida apenas com as necessidades básicas, enquanto 55% estão procurando por “férias no estilo off-grid” para desligar e fugir da realidade. 58% dos entrevistados desejam usar as viagens como uma oportunidade para aprender habilidades de sobrevivência em 2023 e quase três quartos (73%) estão ansiosos para experimentar viagens “fora da zona de conforto” que os levam ao limite.

Quanto às viagens de negócios, a indústria está otimista: 70% dizem esperar que voltem, aos níveis pré-pandemia, dentro de dois anos. 76% dos viajantes de negócios planejam estender sua viagem de trabalho para fins de lazer nos próximos 12 meses. 28% das pessoas planejam fazer uma viagem de “flexibilização” nos próximos 12 meses, durante a qual combinarão trabalho remoto e viagens de lazer. E 51% gostariam de ver seu empregador usar o dinheiro economizado com a mudança para modelos de trabalho remoto/híbrido gasto em viagens corporativas ou retiros. Ainda de acordo com a pesquisa, quase todas as organizações (96%) dizem que “oferecem serviços ou créditos reembolsáveis” – com a maioria delas (77%) introduzindo primeiro algumas de suas ofertas reembolsáveis por causa da pandemia do COVID-19.

Sobre os valores das empresas, de acordo com o Estudo de Viagem Sustentável da Expedia, 90% dos consumidores procuram opções sustentáveis ao viajar. Inclusão e valor são importantes para justificar um destino de reserva, mas não o suficiente para escolhê-lo; ser sustentável precisa ser parte da proposta de linha de base.

Quanto aos custos da viagem, embora a inflação esteja no centro das preocupações das pessoas, 43% dos consumidores dizem que seu orçamento de viagens será maior em 2023 do que no ano passado. Em todos os modos de viagem, acomodação e atividades, preços baixos estão entre as três principais considerações para os consumidores, juntamente com políticas flexíveis e tarifas reembolsáveis. Os profissionais de viagens na maioria desses setores, no entanto, não classificam o preço entre as três principais considerações dos viajantes.

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