CulturaNews

Cineteatro São José recebe Caravana Interatos em Campina Grande

 ‘Eternamente Bibi’, do Coletivo Cara Dupla

Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, mais uma série de atividades da temporada 2023 da Caravana Interatos. A próxima parada é no município de Campina Grande, que vai receber oficina e espetáculo de dança. As inscrições para a oficina podem ser feitas no próprio São José e a entrada para o espetáculo é gratuita (a partir das 19h).

 ‘Eternamente Bibi’, do Coletivo Cara Dupla (de João Pessoa) é um monólogo interpretado pela atriz Letícia Rodrigues. Apresentação será neste sábado, dia 11, às 19h. O foco é a vida e a obra de um dos maiores nomes do teatro brasileiro: Bibi Ferreira. No palco, Letícia interpreta (e dubla) Bibi. “Não é uma tarefa fácil. É uma homenagem que é feita com muito amor, palavra que representa na sua totalidade o que foi nossa diva”, disse a atriz. ‘Eternamente Bibi’ foi premiado em vários festivais de teatro do País.

O Coletivo Cara Dupla de Teatro é um grupo teatral de João Pessoa criado há 20 anos, sendo encabeçado pelos irmãos Letícia e Romilson Rodrigues. Desde o início, o grupo se propõe a trazer propostas inovadoras em seus espetáculos, seja em suas adaptações ou textos autorais (maior parte sob direção de Letícia). O coletivo abrange espetáculos do universo infantil, espetáculos adultos (do humor ao drama).

Já a oficina ‘Improvisar é preciso: construindo a cena’ será ministrada pelo ator e produtor Rafa Guedes, nesta sexta-feira, dia 10, das 14h às 18h. Ela é voltada para atores e não atores que desejam conhecer a metodologia do processo criativo utilizado ao longo desses anos pela jornada do ator. A partir da construção de um estado de jogo, propõe-se a criação de dinâmicas de relação entre os atores, o texto e demais elementos cênicos pesquisados.

Rafa Guedes é de João Pessoa e atua desde 2009. Integra o Grupo Ser Tão Teatro desde 2012. Atualmente, está em cartaz com o espetáculo premiado ‘Alegria de náufragos’, ao lado de Cely Farias e Thaderlly Lima. No audiovisual, tem diversos trabalhos nos últimos anos, como em ‘Tatuagem’ (de Hilton Lacerda) e ‘Stanley’ (de Paulo Roberto).

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começou em junho, no município de Areia, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Esperança, Alagoa Nova, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea e Baraúna.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos é desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba.

A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha das cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital. Em cada local por onde passa, o projeto tem parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.

Serviço

Oficina ‘Improvisar é preciso: construindo a cena’

Ministrante: Rafa Guedes

Público Alvo: atores e/ou não-atores, jovens e adultos entre 15 e 60 anos.

Vagas – Máximo de 25 vagas

Dia 10/11 das 14h às 18h

Local da oficina: Cineteatro São José – Campina Grande

Espetáculo: ‘Eternamente Bibi’

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

Dia: 11/11/2023 às 19H (Sábado)

Local: Cineteatro São José – Campina Grande

Gov PB

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário