Cotidiano

Conheça a empreendedora Marcela Fujiy

Chocolates, pães especiais, empreendedorismo feminino e igualdade social norteiam vida da empresária paraibana

Marcela Fujiy / divulgação

Com mais de 15 anos imersa no meio empreendedor, a paraibana Marcela Fuijy, coleciona desafios, conquistas, cases de sucesso e muito aprendizado à frente das franquias Kopenhagen Manaíra e Cabo Branco, da aceleradora de negócios femininos BeLabs – e que agora se prepara para inaugurar sua mais nova sociedade, a padaria artesanal “Farina In Natura”, também no Cabo Branco.

Só vai estar bom de verdade quando estiver bom para todo mundo”
Marcela Fuijy


Nascida em uma família de empreendedores, Marcela conta que o empreendedorismo é algo natural em sua vida, desde pequena. “Meus pais sempre empreenderam. Foram para São Paulo vender renda do Ceará, meu pai vendia saca de algodão para estocar açúcar, abriram uma papelaria, e hoje são proprietários de um hotel de luxo em Campina Grande. E eu sempre estive junto com eles, aprendendo e participando dos negócios. Então, encarei o empreendedorismo como fonte de renda e forma de vida”, relata. Por alguns anos, porém, Marcela, que é formada em Direito, investiu na carreira corporativa em diversas multinacionais. “Não enxergava o empreendedorismo como um desafio a mais para as mulheres, o encarava como algo ‘normal’. Mas, após morar na Suécia, vi que muito do que acontecia estava atrelado a diferença de gênero mesmo – algo que aqui é tão naturalizado que a gente nem percebe”, conta Marcela.  

Após mais de uma década morando no exterior, Marcela e seu marido, Christian Fujiy, decidiram voltar a investir no Brasil. Foi assim que surgiu a oportunidade de abrir uma franquia da Chocolates Kopenhagen em João Pessoa, que além de ser uma marca admirada por ela, era também um bom local para aplicar os conhecimentos aprendidos fora do país.  


Presente há quinze anos na capital paraibana, a Kopenhagen faz parte da história de gerações, consagra-se como a marca líder no segmento de chocolates finos e conta com três unidades na capital, sendo dela como franqueadora – Kopenhagen Manaíra Shopping e a recém inaugurada, Kopenhagen Cabo Branco. “Sempre fomos apaixonados pela marca e, na época que estávamos voltando para o Brasil, ainda não existia franquia na Paraíba. Foram anos construindo o nome de prestígio que a marca tem hoje por aqui”, diz Marcela, que ainda atribui o sucesso da marca localmente à sua visão e atitudes empreendedoras e aos aprendizados adquiridos na Suécia. “Acredito que o sucesso da Kopenhagen na cidade está muito atrelado à visão empreendedora que desenvolvi ao longo dos anos, na escola da vida, e da minha gestão – que é baseada não só na igualdade de gênero, mas na igualdade social, algo que aprendi a desenvolver morando no exterior”, conta ela, que conquistou, inclusive, uma cadeira no Conselho Nacional dos Franqueados da Kopenhagen.  

Diminuindo as lacunas – Foi unindo entusiasmo, energia para empreender e o propósito de tornar o mundo um lugar mais justo e igualitário, que Marcela, junto a seu marido e a engenheira Maria Clara Magalhães, fundaram em 2018 a Be.Labs – uma aceleradora de startups que impulsiona projetos criados por mulheres. Hoje, a aceleradora conta com centenas de mulheres impactadas, além de ter diversos prêmios e menções em seu portfólio.  

De acordo com Marcela, a ideia surgiu para auxiliar as mulheres e tornar o mundo um lugar mais equilibrado “No Brasil, o racismo e o sexismo que estruturam os padrões de desigualdade social vulnerabilizam as condições de vida das mulheres. Nós, da Be.Labs, queremos contribuir com o avanço das brasileiras, trabalhando o empoderamento feminino pela veia empreendedora”, destaca.Muito além de uma aceleradora comum, a Be.Labs está em pleno funcionamento e oferece diversas vantagens para as clientes. Atualmente, a atuação é em todo o Brasil. 

De olho no futuro  – Hoje, com o sucesso de ambas as lojas da Kopenhagen em João Pessoa e as melhores expectativas quanto ao crescimento da Be.labs para o próximo ano, Marcela decidiu investir em mais um empreendimento. Em novembro deste ano, será inaugurada ao lado da Kopenhagen Cabo Branco, a Farina – padaria artesanal voltada para o público A. “A Farina será um complemento especial à loja Kopenhagen do Cabo Branco, uma vez que as marcas conversam bastante. Quanto a Be.labs, triplicamos o número de mulheres impactadas e estamos em uma ótima fase de expansão, então no momento, minha energia estará muito centrada nesses negócios. Porém, nunca se sabe quando as oportunidades irão surgir…”, comenta a empresária. 

Muito mais do que ser uma empreendedora de sucesso, Marcela tem na veia a vonta de e a busca incessante de construir um mundo mais igualitário em oportunidades, não importando o gênero, raça ou classe social.  “Vejo o empreendedorismo não só como uma forma de ganhar dinheiro, mas de realmente fazer uma mudança social, principalmente neste momento em que nosso país vive. A segunda unidade da Kopenhagen foi inaugurada na pandemia, e a Farina também chegará em um momento em que o Brasil precisa de empregos. Então nós, empreendedores, também somos responsáveis por fazer a economia local girar”, ressalta a empresária. 

Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário