Cresce número de golpes que usam promoções de viagens para roubo de milhas

Os pesquisadores da Kaspersky registraram, na atual temporada de férias, o aumento no número de golpes que usam como isca promoções de viagens. No Brasil, de acordo com os dados da pesquisa, os cibercriminosos utilizam o disparo massivo de mensagens fraudulentas que visam levar os internautas para páginas falsas, que copiam os sites de companhias aéreas e serviços de reservas para roubar as credenciais das vítimas, obter seus pontos/milhas e, depois, vende-los.

Um dos golpes que chamou atenção, inclusive, foi na semana passada quando vários viajantes entraram em páginas falsas em busca de tirarem o visto mexicano.

A empresa ressalta que esses sites estão cada vez melhores – e alguns ainda exibem detalhes dos voos reais para passar maior autenticidade às vítimas. Em um exemplo de golpe que está em circulação no Brasil, os especialistas da Kaspersky explicam que a vítima terá que informar o CPF e senha para acessar o site (falso). É nesse momento que as credenciais são roubadas. Com acesso à conta, os fraudadores irão transferir os pontos do benefício/milhagens e terão lucro ao vendê-los.

Outra ação muita comum é eles alterarem o e-mail e o número de telefone do cadastrado no sistema original – dificultando a recuperação da conta por parte da vítima. Por fim, os bandidos tentarão acessar outros serviços com a senha roubada e, caso a vítima reutilize o mesmo código em outros sites o prejuízo será muito maior.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast