CulturaNews

“Deserto, (De)sertão, Sertão… Ancestral”: Espaço Arte Brasil divulga nova exposição de Heloísa Maia

Com mais de 40 obras, exposição estará aberta ao público no Centro Cultural São Francisco de 9 de novembro a 9 de dezembro

Heloisa Maia

Com pinceladas que transbordam cores e uma criatividade que ultrapassa fronteiras, Heloísa Maia é uma artista paraibana que ilumina o cenário artístico com seu talento singular. Nascida em João Pessoa e radicada em Miami, sua jornada artística é uma notável contribuição para a cena cultural, destacando-se por um estilo vibrante e original que cativa tanto o público nacional quanto internacional.

Representante das obras de Heloísa Maia no Nordeste, O Espaço Arte Brasil desempenha um papel fundamental na promoção e comercialização de talentos artísticos. O espaço atua como um veículo para a disseminação da arte contemporânea na região e está divulgando a abertura da  exposição “Deserto, (De)sertão, Sertão… Ancestral”, da artista paraibana, promovida pelo Centro Cultural São Francisco. “Heloísa Maia é uma paraibana que nos enche de orgulho com sua presença no circuito internacional e é também uma honra para nós representá-la no Nordeste por meio do Espaço Arte Brasil”, destaca o sócio proprietário do Espaço Arte Brasil, Fábio Bernardo.

“Deserto, (De)sertão, Sertão… Ancestral” — A exposição é uma jornada envolvente que convida a explorar as conexões surpreendentes entre o sertão nordestino e o Marrocos. Com 44 obras, incluindo pinturas em telas e papel, a mostra é um convite a descobrir o mundo de Heloísa Maia, que vai além de uma simples viagem geográfica. “Essa exposição é especialmente importante pela conexão que a artista faz entre suas vivências no Marrocos e a ancestralidade dela e de sua família no Sertão da Paraíba. São obras de um colorido único!”, ressalta Fábio Bernardo.

Para Heloísa, o resultado é uma jornada artística profunda que transcende as fronteiras geográficas e culturais. “Começou com uma viagem externa, mas ao longo da pesquisa se tornou uma viagem interna. Uma busca pela ancestralidade da família do meu pai, a família Maia do sertão paraibano”, explica a artista.

Nesta jornada artística, Walter Arcela, curador da exposição, destaca a abordagem etnográfica, poética e afetiva presente nas obras de Heloísa Maia. Ele enfatiza o uso vibrante de cores e linhas livres para dar vida às figuras, revelando a poesia visual única da artista. “[Dessa maneira] abarcar a diversidade internacional a faz, curiosamente, mais integrada ao seu local de origem”, completa Walter Arcela. A mostra estará aberta a visitação até o dia 9 de dezembro, com vernissage  no próximo dia 9, às 19h.

Serviço:

Exposição Deserto, (De)sertão, Sertão… Ancestral 

Local Centro Cultural São Francisco

Data: de 9 de novembro a 9 de dezembro

Visitação: de terça a domingo das 9h às 16h (entrada até às 15h45)

aos domingos das 9h às 15h (entrada até às 14h45)

Entrada: R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia)

Assessoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário