Diretor do Ba’ra Hotel fala sobre novo empreendimento hoteleiro e carreira

Aguardado ansiosamente por paraibanos e turistas, o Ba’ra Hotel (@barahotel) vem ganhando forma e imponência na orla do Cabo Branco, em João Pessoa. O equipamento turístico, inovador e arrojado, é resultado da iniciativa do jogador e empreendedor paraibano Hulk em parceria com a Construtora Massai, Hofmann Station e Florense.  

Com decoração do escritório da renomada arquiteta Sandra Moura e projeto desenvolvido pela Plan B, escritório colombiano premiado internacionalmente, o Ba’ra deve ser inaugurado em outubro de 2022 e já começa a receber currículos para incrementar a geração de empregos na cidade. Além do hotel, haverá também restaurantes para receber diariamente o público em geral, principalmente o local. 

Para administrar este projeto inédito e singular, quem está à frente é Gefferson Alves, que assumiu recentemente a direção geral do Ba’ra Hotel. “O projeto por si só é incrível, com arquitetura imponente e única com elementos em biofilia, muito verde e iluminação natural e isso engrandece muito – principalmente no quesito sustentabilidade. Além disso, ele está em um destino em franca expansão no turismo nacional, João Pessoa, e isso é muito importante. A chegada do Ba’ra vem muito ao encontro desse momento”, avalia o diretor geral. 

Baiano e Hoteleiro por Paixão, Gefferson é conhecido e reconhecido no mercado hoteleiro de luxo global. Entusiasta da hospitalidade, Administrador de Empresas, tem profunda trajetória de estudos em renomadas instituições como a PUC São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, Ecole hôtelière de Lausanne, Cornell University, Harvad Bussines School, entre outras. O executivo fez carreira na hotelaria no Brasil, Europa, Estados Unidos e  Emirados Árabes, em empresas referências globais no segmento incluindo a Accor, na marca Sofitel, Grupo Pestana, Meliá Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts. Desde 2019 vem atuando como consultor e aplicando sua experiência de mais de 20 anos no setor da hospitalidade. Gefferson já fixou residência em João Pessoa e acredita no projeto com mais um grande sucesso. O Ba’ra é sua nona implantação hoteleira. Na entrevista que segue, ele conta mais sobre sua carreira, os desafios e expectativas para uma das novidades mais esperadas do segmento.   

Conte-nos um pouco sobre o senhor e o que o fez optar pelo ramo da hotelaria. 

Eu nasci em Olindina, interior da Bahia e tenho 38 anos. Venho de uma família muito humilde e aos 14 anos fui para São Paulo estudar e procurar emprego. Entrei na área de hotelaria por acaso, visto que, quando mais novo na minha cidade, não imaginava que existia um segmento hoteleiro tão incrível como existe. É natural que, com o passar dos anos, ele se desenvolveu e cresceu muito, mas quando eu iniciei na hotelaria existiam poucos hotéis de luxo conhecidos no Brasil, como os exemplos a seguir: o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro; o Gran Meliá WTC, em São Paulo e o terceiro, o Gran Meliá Mofarrej, também em São Paulo. Iniciei meus trabalhos como mensageiro, profissional responsável pelo acolhimento das bagagens do hóspede em sua chegada e partida e percorri todas as áreas de uma operação hoteleira e gastronômica – Costumo dizer que eu comecei com o pé direito, em uma gigante mundial, a Meliá Hotels & Resorts e por lá fiquei por alguns anos. Foi um período incrível onde conheci o mundo da hotelaria e da hospitalidade e estou até hoje, 24 anos depois.  Na verdade, eu sempre gostei de lidar com pessoas e continuei na hotelaria justamente por isso. É uma indústria feita por pessoas e para pessoas, portanto não existe um dia igual ao outro. Eu sou apaixonado por cuidar, desenvolver e por reconhecer pessoas. Tive muita sorte durante a minha trajetória em ter encontrado gestores que acreditaram muito no meu potencial, investiram em mim e me desenvolveram bastante. Também por ter vindo de uma família muito humilde, desde cedo descobri que estudar é a única alternativa, e a hotelaria me deu muitas oportunidades.  

Como foi feito este convite, para estar como diretor do Ba’ra Hotel? 

O primeiro encontro que tive com Matheus Hofmann, que é um dos investidores do Ba’ra, ocorreu em 2018, por meio do LinkedIn. Na época, eu ainda estava na gerência geral do Wish Natal Exclusive Resort em Natal que implantei em 2017. O Ba’ra é a nona implantação na minha carreira. O Matheus me contatou, ainda que não tenha me adiantado muita coisa, apenas que representava uma empresa do mercado imobiliário e que queria conversar comigo para conhecer um pouco mais sobre hotelaria. Em 2019, depois de duas vindas a João Pessoa para encontros com os investidores da construtora Massai, também sócia do projeto, acabei aceitando o convite para ser consultor durante o desenvolvimento e construção do hotel. Durante este processo, surgiu o convite para assumir a direção da unidade, que em seguida foi aceito com muito orgulho e honra. A partir daí, eu me preparei para esta transição. Neste meio tempo, eu acabei me aprofundando mais no Ba’ra e nas empresas que faziam investimento nele.  

Quais suas expectativas para o Ba’ra? 

O Projeto Ba’ra por si só é incrível, com arquitetura imponente e única com elementos em biofilia, muito verde e iluminação natural e isso engrandece muito – principalmente no quesito sustentabilidade. Além disso, ele está em um destino em franca expansão no turismo nacional, João Pessoa, e isso é muito importante. A chegada do Ba’ra vem muito ao encontro desse momento. A minha escolha de fazer parte dele também é um projeto de vida e não apenas profissional. Eu como um bom nordestino, admirador da nossa região, tenho muito orgulho de estar no Nordeste e auxiliar na hospitalidade em nosso destino e isto para mim é um privilégio e escolher João Pessoa, como uma cidade promissora pesou para mim. O que me faz mergulhar neste projeto é a oportunidade de trazer algo diferente para João Pessoa e agregar conhecimento para os pessoenses. Vale destacar que 95% da nossa mão de obra será local, e é isso que queremos auxiliar no processo de desenvolvimento do mercado hoteleiro da cidade. Minhas expectativas para ele são as melhores, o projeto é incrível e o design é excelente. Mas eu gosto de dizer que não adianta construir palácios se não existe alma. Eu acredito muito que iremos proporcionar experiências para o hóspede e para os clientes, em gastronomia, música, arquitetura e serviços, o que fará do Ba’ra um projeto diferente do que as pessoas estão acostumadas localmente.  

O que os paraibanos e turistas podem esperar dele?  

Queremos romper com a ideia de que o hotel é feito somente para os turistas. Muito pelo contrário: ele está sendo desenvolvido para os paraibanos. Teremos dois restaurantes, um principal que será uma Trattoria com influências regionais e o rooftop, que será um gastrobar de cozinha contemporânea com influências do Brasil, Itália e França. Queremos apaixonar o turista por João Pessoa pelo que temos de modo geral e queremos desenvolver uma agenda de atividades que envolva o turista com a cidade e os próprios paraibanos. O objetivo claro é criar pontes e conexões! A abertura do Ba’ra está prevista para outubro de 2022 e já aguardamos ansiosamente.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast