NewsTurismo

Embaixada dos EUA expande equipe, faz hora extra e amplia prazo para renovação de vistos

A Embaixada lembrou que o Brasil foi o segundo país com maior processamento de vistos do mundo em 2022 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Como disse Geoff Freeman, CEO da US Travel Association, durante conferência de imprensa no IPW 2023, os Estados Unidos têm a meta de reduzir o tempo de emissão de vistos de 527 dias para menos de um mês. Mas, enquanto isso não acontece, o tempo de agendamento da entrevista consular – etapa obrigatória para quem solicita o visto de turismo para os Estados Unidos pela primeira vez – não para de crescer. Hoje, o tempo de espera em São Paulo é de 20 meses.

Em decorrência da pandemia, a emissão de vistos entre maio de 2020 e novembro de 2021 ficou restrita. Os atendimentos acabaram priorizando pessoas em situação de emergência. Desde que os pedidos voltaram a ser analisados de forma geral, a demanda tem sido crescente. A embaixada diz que espera resultados positivos até as férias de julho, mas chama atenção para a alta demanda, como também salientou o presidente do Brand USA, Chris Thompson.

“O tempo de espera para solicitar o visto de turista pela primeira vez está maior do que gostaríamos, ainda em função da demanda gerada pela pandemia de covid-19. Estamos trabalhando para aumentar a disponibilidade de agendamentos. Contratamos novos funcionários, estamos fazendo horas extras e ampliamos o período para renovação de visto com isenção de entrevista de 12 para 48 meses”, disse a embaixada dos EUA, em nota à Agência Brasil.

A Embaixada lembrou ainda que o Brasil foi o segundo país com maior processamento de vistos do mundo em 2022. “Atualmente, entrevistamos em média mais de 6 mil pedidos de visto por dia e, em 2023, projetamos ultrapassar 1 milhão de vistos processados. Recomendamos que as pessoas planejem suas viagens com antecedência e que cada solicitante verifique no nosso site se é elegível para renovação de visto sem necessidade de entrevista, o que é um processo bem mais rápido”, disse.

M&E

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário