A Embratur e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), firmaram um acordo de cooperação técnica nesta terça-feira (27), focado na segurança das mulheres turistas no Brasil. O acordo, assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, visa a criação de um curso de capacitação para policiais, prioritariamente femininas, visando prevenir e enfrentar a violência contra viajantes nacionais e estrangeiras.
Essa iniciativa não só busca melhorar a imagem do Brasil como um destino turístico seguro para mulheres, mas também inclui ações de ensino e pesquisa direcionadas aos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública. Freixo destacou a importância estratégica da parceria para proteger as turistas e reforçar a reputação do país como um lugar que valoriza e cuida de seus visitantes.
Mário Sarrubbo ressaltou que a colaboração entre a Senasp e a Embratur é essencial para fortalecer o turismo no Brasil, especialmente com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027, que deve atrair inúmeros visitantes internacionais. A ex-jogadora Mariléia dos Santos, conhecida como “Michael Jackson”, comemorou o avanço, destacando que a segurança das turistas é um passo importante para o sucesso do evento.
A iniciativa também responde ao caso “Millionaire Social Circle”, ocorrido em março de 2023, onde coaches norte-americanos foram acusados de exploração sexual de mulheres no Brasil. A Embratur, na época, acionou a Polícia Federal para investigar o grupo e reforçou seu compromisso em combater o turismo sexual, alertando que crimes desse tipo não serão tolerados no país.
Ana Macêdo com Embatur