A Deezer, uma das maiores plataformas de streaming musical do mundo, apoiou um estudo que revela como viagens e passeios podem alterar nossos hábitos musicais. Utilizando dados da Deezer, pesquisadores do INSEAD, UC-Irvine e Universidade de Chicago descobriram que experiências em novos lugares podem transformar nosso estilo musical.
Analisando mais de 100 milhões de streams de música de milhares de usuários Deezer em nove países, incluindo o Brasil, o estudo mostrou que as preferências musicais se tornam mais diversas e conectadas ao local visitado. Por exemplo, um fã de rock de Londres que viaja ao Rio de Janeiro pode desenvolver um gosto pelo samba, mantendo essa preferência ao retornar para casa.
Aurélien Herault, CIO da Deezer, afirmou que o estudo oferece uma visão sobre como o ambiente pode influenciar nossa relação com a música, destacando o impacto duradouro das viagens nas escolhas musicais.
A pesquisa também revelou que a “distância musical” afeta mais do que a distância geográfica. Um londrino tem mais chances de ser impactado pelo som do Rio de Janeiro do que pelo de Joanesburgo, mesmo que esta última seja mais distante. Além disso, Brasil e França foram identificados como os países com maior diversidade musical, conforme analisado pelo coeficiente de similaridade de Jaccard, mostrando uma significativa diferença entre os gostos musicais dos dois países.
Ana Macedo com Deezer