Euro ganha expectativa de fortalecimento em 2023

Conversamos com o especialista, Diego Costa, Head da B&T Câmbio para as regiões Norte e Nordeste, para entender mais sobre o fortalecimento do euro, assim como as perspectivas da paridade com o dólar. Confira!

“Desde o início da pandemia, em 2020, o mundo precisou conviver com uma situação que até então não era terreno familiar para países de primeiro mundo, a inflação. Na Zona do Euro essa situação foi ainda mais agravada com os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Nesse período a paridade entre o euro e o dólar chegou a ser de 0,9536 com a moeda norte-americana tendo superado o euro pela primeira vez desde 2002.

As maiores potências econômicas continuam tendo que lidar com a luta pelo equilíbrio entre inflação e juros, no entanto indicadores começam a apresentar sinais de recuperação na Zona do Euro e a expectativa passou a ser de expansão no bloco.

Os indicadores econômicos em conjunto com a cena política local darão o tom dos mercados por aqui nos próximos meses. Investidores buscam previsibilidade para montagem de suas estratégias de carteira, o arrefecimento dos juros no exterior e fiscal no Brasil favorece uma valorização do real, pelo alto prêmio que pagamos nos investimentos aqui alocados. Porém sabemos como funciona a política no Brasil e o ano parlamentar ainda nem começou, muitas movimentações e negociações acontecerão, o que deve sensibilizar e trazer volatilidade ao câmbio no Brasil.

Para finalizar, uma pergunta muito recorrente, vale mais a pena o euro ou o dólar? Depende da sua necessidade, se for para fins de liquidação de contratos, a mais usual é o dólar, para abertura de contas no exterior ambas são interessantes e depende do seu planejamento, e para investimentos, apesar do euro ter superado novamente o dólar, os Estados Unidos ainda são o destino mais procurado quando o assunto é proteção de capital.

Ou seja, trace seus objetivos, pense no longo prazo e entenda que investimento é algo muito pessoal onde o que faz total sentido para um, a depender do planejamento traçado, não faz para o outro.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast