CulturaNewsTurismo

Festas Juninas: veja destinos mais procurados no Nordeste e quem está buscando

Capitais da região são muito procuradas para viajar durante o mês de uma das festas mais tradicionais brasileiras

Unsplash

Quem não se diverte com as fogueiras, barracas de doces e salgados e os shows das festas juninas? E se existe uma região especializada em realizar essas festividades é o Nordeste. De acordo com o recente levantamento realizado pelo KAYAK, alguns dos destinos muito procurados para viajar e desfrutar dessas celebrações em 2023 são Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, São Luís, Teresina e Aracaju.

Salvador é muito conhecida por suas tradições juninas e o São João da Bahia é uma das principais festas da região. As capitais que mais estão buscando voos para Salvador como opção de destino para essa época do ano são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza. 

Para as outras capitais que aparecem no levantamento, quem mais está buscando voos para Aracaju são pessoas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para João Pessoa, são São Paulo, Rio, Brasília e Belo Horizonte, cidades que também estão buscando por Natal, junto com Goiânia. Para o Recife, além das capitais do Sudeste já citadas e do Distrito Federal, duas cidades do Nordeste também estão interessadas em curtir as festas juninas na capital pernambucana: Salvador e Fortaleza. Por fim, São Paulo, Rio e Brasília têm interesse também nas festas em Teresina e São Luis – para essa última, usuários de Belo Horizonte também aparecem no levantamento.

Para Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil, as festas juninas são um dos momentos mais importantes do país, com potencial de gerar grande movimentação no turismo nacional. “O Brasil é imenso e tem uma variedade de lugares incríveis para conhecer. As festas mais tradicionais e animadas do Brasil são a oportunidade perfeita para viajar e conhecer novos destinos e culturas”, comenta o Country Manager.

Para todas essas celebrações e destinos é possível se programar com o KAYAK. Tanto no site quanto no aplicativo do metabuscador, há uma série de ferramentas gratuitas que os ajudam a encontrar os preços da passagem aérea, do hotel, do pacote, da locação de automóvel ideais para cada um, com diversos filtros que facilitam ainda mais a procura. 

Na busca por hospedagens, é possível selecionar o estilo de acomodação, possibilitando a escolha desde pousadas para toda a família até opções mais luxuosas. Para usar esses e outros filtros é preciso entrar na vertical “Hospedagens” da página inicial do site, selecionar o destino, a data da viagem, o número de hóspedes e clicar na lupa de pesquisas. O site mostrará uma extensa lista de acomodações disponíveis, com várias opções de filtros que ficam localizados no lado esquerdo da página no desktop (mas estão no topo da página se acessado por celular ou aplicativo). Nesse local pode-se escolher, entre outras opções, a faixa de preços, localização, estilo do hotel, além da possibilidade de tornar a estadia ainda mais interessante ativando o filtro “Comodidades” que lista opções de hotéis que aceitam pet, dispõe de academia, dentre outros serviços.

E para quem deseja mais liberdade, o site disponibiliza a pesquisa de aluguéis de carros. Os filtros ajudam o cliente a selecionar o tamanho e a classe do automóvel, a faixa de preço da locação e até mesmo a idade do condutor que utilizará o veículo. Também é interessante o filtro de Políticas, que busca por cancelamento grátis ou quilometragem ilimitada, entre outros. Tudo simples, grátis e em um só lugar. 

Metodologia: A pesquisa foi feita na base de dados do KAYAK buscando por voos de ida e volta saindo de todos os aeroportos do Brasil com destino aos aeroportos das capitais de Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, São Luís, Teresina e Aracaju. Foram consideradas buscas feitas entre 01/03/2023 e 10/05/2023, para viagens entre 01/06/2023 e 30/06/2023.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário