EventosGastronomiaNews

Festival de Queijo aproxima cartão postal gastronômico à realidade do município

Localizada no Cariri paraibano, Soledade possui população estimada de 15 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação

Com o objetivo de potencializar a produção de queijo e fomentar o turismo gastronômico na cidade, o município de Soledade, situado no Cariri paraibano, realizou primeiro Festival do Queijo da cidade, famosa por seus queijos derivados do leite de vaca e de cabra. O evento, que teve início na última quinta-feira (16) e se estendeu até o sábado (18). O Festival foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e a PBTur

“Muitas pessoas nos conhecem pelo nosso queijo, pela visita à margem da BR, mas nosso objetivo é trazê-las para dentro da nossa realidade, ver nossas vocações e nosso potencial turístico, cultural e qualificar ainda mais nosso produto. Queremos que o queijo de Soledade, que é o cartão postal gastronômico do nosso município, se fortaleça ainda mais e se torne um produto ainda melhor, contribuindo diretamente para trazer mais renda e gerar mais emprego para nossa gente”, ressaltou o prefeito Geraldo Moura Ramos.

O prefeito explicou que o festival é o primeiro passo para uma qualificação do setor, com o desenvolvimento de novas técnicas, incentivo a produção de novos tipos de queijo e melhoria nos processos de embalagem, armazenamento e beneficiamento do produto. Por isso, o Festival de Queijo de Soledade inclui a capacitação dos produtores, realizada em parceria com o Sebrae.

Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação
Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação

Imprensa – Um grupo de jornalistas de João Pessoa e Campina Grande estiveram presentes no evento na quinta-feira (16). Eles conheceram os pratos que compõem a parte gastronômica do festival, visitaram a praça com a exposição dos produtos e realizaram uma entrevista coletiva, com o prefeito Geraldo Moura Ramos, com, o consultor do Sebrae, João Bosco Silva e com a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação

No Centro da cidade, balcões para exposição e venda dos produtos e artesanato foram montados. Dezessete produtores de queijo da cidade participaram do evento, que contou ainda com festival gastronômico, que mobilizou 15 estabelecimentos da cidade, entre restaurantes, padarias, bares, lanchonetes e ambulantes. Cada um produziu um prato à base de queijo especialmente para o festival. Também fez parte da programação, o desfile da rainha e do rei do queijo, disputa de quem come mais queijo e a competição do maior laticínio produzido na cidade.

Aniversário – O município comemora 136 anos no próximo dia 24 de setembro. O 1º Festival do Queijo inicia os festejos de aniversário da cidade, que contará ainda a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’, o lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’ e live show com Luh Barreto e Banda.

Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação

Soledade, Cariri paraibano, se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, situado a 165,5 km da Capital João Pessoa, virando parada quase obrigatória para quem se desloca entre o Litoral e o Sertão do Estado. Além da gastronomia, tem no artesanato e no comércio os principais meios de geração de renda da população, com destaque ainda na produção de minério e na produção cinematográfica.

Confira as fotos:

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário