EventosGastronomiaNews

Festival de Queijo aproxima cartão postal gastronômico à realidade do município

Localizada no Cariri paraibano, Soledade possui população estimada de 15 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação

Com o objetivo de potencializar a produção de queijo e fomentar o turismo gastronômico na cidade, o município de Soledade, situado no Cariri paraibano, realizou primeiro Festival do Queijo da cidade, famosa por seus queijos derivados do leite de vaca e de cabra. O evento, que teve início na última quinta-feira (16) e se estendeu até o sábado (18). O Festival foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e a PBTur

“Muitas pessoas nos conhecem pelo nosso queijo, pela visita à margem da BR, mas nosso objetivo é trazê-las para dentro da nossa realidade, ver nossas vocações e nosso potencial turístico, cultural e qualificar ainda mais nosso produto. Queremos que o queijo de Soledade, que é o cartão postal gastronômico do nosso município, se fortaleça ainda mais e se torne um produto ainda melhor, contribuindo diretamente para trazer mais renda e gerar mais emprego para nossa gente”, ressaltou o prefeito Geraldo Moura Ramos.

O prefeito explicou que o festival é o primeiro passo para uma qualificação do setor, com o desenvolvimento de novas técnicas, incentivo a produção de novos tipos de queijo e melhoria nos processos de embalagem, armazenamento e beneficiamento do produto. Por isso, o Festival de Queijo de Soledade inclui a capacitação dos produtores, realizada em parceria com o Sebrae.

Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação
Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação

Imprensa – Um grupo de jornalistas de João Pessoa e Campina Grande estiveram presentes no evento na quinta-feira (16). Eles conheceram os pratos que compõem a parte gastronômica do festival, visitaram a praça com a exposição dos produtos e realizaram uma entrevista coletiva, com o prefeito Geraldo Moura Ramos, com, o consultor do Sebrae, João Bosco Silva e com a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação

No Centro da cidade, balcões para exposição e venda dos produtos e artesanato foram montados. Dezessete produtores de queijo da cidade participaram do evento, que contou ainda com festival gastronômico, que mobilizou 15 estabelecimentos da cidade, entre restaurantes, padarias, bares, lanchonetes e ambulantes. Cada um produziu um prato à base de queijo especialmente para o festival. Também fez parte da programação, o desfile da rainha e do rei do queijo, disputa de quem come mais queijo e a competição do maior laticínio produzido na cidade.

Aniversário – O município comemora 136 anos no próximo dia 24 de setembro. O 1º Festival do Queijo inicia os festejos de aniversário da cidade, que contará ainda a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’, o lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’ e live show com Luh Barreto e Banda.

Festival Gastronômico de Queijo de Soledade (PB) / divulgação

Soledade, Cariri paraibano, se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, situado a 165,5 km da Capital João Pessoa, virando parada quase obrigatória para quem se desloca entre o Litoral e o Sertão do Estado. Além da gastronomia, tem no artesanato e no comércio os principais meios de geração de renda da população, com destaque ainda na produção de minério e na produção cinematográfica.

Confira as fotos:

Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário