BlogNewsNotícia

Festival e iniciativa de revitalização impulsionam turismo sustentável em Barra de Gramame no Litoral Sul da Paraíba

Festival Barra de Gramame

O Primeiro Festival de Barra de Gramame teve início nesta quinta-feira (14). Por iniciativa dos empreendedores locais, o evento visa atrair turistas por um período mais prolongado para o município de Conde, onde existe uma significativa oferta de hospedagem. O Festival seguirá até o sábado (16), com uma extensa programação e conta com o apoio do Sebrae e da prefeitura de Conde.

O primeiro dia da programação incluiu experiências culturais e sensoriais, como beber água na cacimba do coco, ouvir a água corrente de uma fonte natural na trilha de contemplação do dendê, assistir a um ritual indígena Tabajara, degustação da gastronomia local e um concurso de grafiteiros. Um grupo de jornalistas, formadores de opinião, foi convidado para participar da programação.

Além da beleza natural e do encontro do rio com o mar, Barra de Gramame conta com restaurantes que servem a deliciosa gastronomia litorânea e com quiosques de comerciantes autônomos que vendem artesanato local e oferecem passeios aquáticos. O local também abriga a comunidade indígena Tabajara.

secretária de Turismo de Conde, Marília Melo

Sobre a iniciativa, a secretária de Turismo do Conde, Marília Melo destacou as potencialidades da Barra de Gramame como um reforço para contribuir com a economia do município, gerando emprego e renda para a população. “É uma ação conjunta para fortalecer a região e toda essa rede que envolve os empresários locais e quem mais vive e trabalha com o turismo”, disse.

Cláudio Soares

Para o gerente da agência sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, a conexão entre a sociedade e a cultura indígena dos Tabajaras pode construir um espaço melhor para todos. “Com respeito, é possível estabelecer essa relação, mas a jornada é longa. Eu acredito que esse é o primeiro passo e sempre com o cuidado de preservar o meio ambiente e a história”, pontuou

Éricka Albuquerque

A analista técnica do Sebrae, Éricka Albuquerque, explicou que o projeto de revitalização está na primeira etapa, contemplando a reorganização dos quiosques e restaurantes, a implantação de banheiros, sinalização de estacionamento e das trilhas, e ainda a limpeza do local. Para 2024, a ideia é levar mais capacitação aos empreendedores voltados ao atendimento ao cliente, vendas e divulgação do destino turístico.

Fernanda Melo

Segundo a consultora do Sebrae Fernanda Melo, esta iniciativa fomenta não apenas o turismo, mas toda a cadeia produtiva. “A expectativa é que o turista venha, se hospede, consuma os produtos locais, tenha experiência, volte e indique Barra de Gramame”, declarou.

Empresarias de Conde PB

A empresária de moda praia em Conde, Heloísa Teles, ressaltou que a indicação dos colegas empreendedores é importante para o desenvolvimento de todos. “Sempre trabalhamos em parceria e isso é muito bom. Quem ganha são os nossos clientes e a nossa região”, concluiu.

Os empreendedores envolvidos no projeto de revitalização da Barra de Gramame fazem parte da Associação de Empresários Associados de Conde, incluindo os estabelecimentos: Pousada Passarela do Caranguejo, A Bodega Moda Praia, Beach Hotel Jacumã, Pousada Anauê, Pizzaria Safari Jacumã, Território Macuxi, Pousada Aruanã, Pousada Filhos do Sol. O trabalho também tem o apoio do Varejão da Construção.

Veja mais fotos:

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário