CotidianoNews

Festival Paraibano de Brinquedos Populares pretende resgatar universo lúdico infantil

O artesão traduz em suas peças, os costumes, mitos, lendas e cenas do cotidiano local e a criança crescerá aprendendo, brincando e fortalecendo suas raízes.

divulgação

Por meio de brincadeiras, oficinas, histórias e contato das crianças com o artesão de sua terra, o Festival tem como objetivo trazer de volta as brincadeiras simples que despertam a criatividade e a coletividade. É uma iniciativa de parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano do Governo do Estado da Paraíba (PAP), do Sebrae e do grupo Roberto Santiago. Acontece simultaneamente no Manaíra e no Mangabeira Shopping, de 1º a 17 de outubro das 10h às 22h

O brinquedo popular é um símbolo de resistência cultural já se que passa o “saber brincar” de geração em geração, formando um conjunto de elementos do imaginário infantil cuja dinâmica e o feitio são determinadas pelo regionalismo, a natureza, o meio ambiente e a rotina doméstica. Os brinquedos populares paraibanos mais conhecidos são: os carrinhos de madeira e de lata, as bonecas de pano, bonecos de barro e de madeira, mobiliário, bola de meia, bola de gude, peteca, pipa, pião, patinete, ossinho, carrosséis, mané gostoso, tabuleiros de jogos, entre outros.

Na confecção podemos encontrar Mestres, artesãos individuais e coletivos de produção em todas as regiões da Paraíba com destaque para a grande João Pessoa, Itabaiana, Campina Grande e Esperança. Os brinquedos produzidos artesanalmente são exemplo de como podemos estimular na criança, desde cedo, o amor pelo folclore de sua terra e a valorização dos artesãos. A aquisição dos brinquedos estimula, na sociedade, o equilíbrio entre o tradicional e o contemporâneo, gera desenvolvimento sustentável já que dissemina a responsabilidade social, o crescimento da economia local e a preservação ecológica.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário