Festival Paraibano de Brinquedos Populares pretende resgatar universo lúdico infantil

Por meio de brincadeiras, oficinas, histórias e contato das crianças com o artesão de sua terra, o Festival tem como objetivo trazer de volta as brincadeiras simples que despertam a criatividade e a coletividade. É uma iniciativa de parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano do Governo do Estado da Paraíba (PAP), do Sebrae e do grupo Roberto Santiago. Acontece simultaneamente no Manaíra e no Mangabeira Shopping, de 1º a 17 de outubro das 10h às 22h

O brinquedo popular é um símbolo de resistência cultural já se que passa o “saber brincar” de geração em geração, formando um conjunto de elementos do imaginário infantil cuja dinâmica e o feitio são determinadas pelo regionalismo, a natureza, o meio ambiente e a rotina doméstica. Os brinquedos populares paraibanos mais conhecidos são: os carrinhos de madeira e de lata, as bonecas de pano, bonecos de barro e de madeira, mobiliário, bola de meia, bola de gude, peteca, pipa, pião, patinete, ossinho, carrosséis, mané gostoso, tabuleiros de jogos, entre outros.

Na confecção podemos encontrar Mestres, artesãos individuais e coletivos de produção em todas as regiões da Paraíba com destaque para a grande João Pessoa, Itabaiana, Campina Grande e Esperança. Os brinquedos produzidos artesanalmente são exemplo de como podemos estimular na criança, desde cedo, o amor pelo folclore de sua terra e a valorização dos artesãos. A aquisição dos brinquedos estimula, na sociedade, o equilíbrio entre o tradicional e o contemporâneo, gera desenvolvimento sustentável já que dissemina a responsabilidade social, o crescimento da economia local e a preservação ecológica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast