Cultura

Fundação lança edital para ocupar a Usina Energisa com arte

divulgação

A Fundação Cultural Ormeu Junqueira Botelho – FOJB, lançou Edital de Ocupação NÃO Onerosa, ou seja, não remunerada, dos espaços culturais da Usina Energisa PB: Galeria Alexandre Filho, Sala Vladimir Carvalho, Tenda da Música e Área Externa para realização de feiras. A ideia é usar toda força que um edital possui e chegar ao máximo de pessoas, tornando a Usina ainda mais acessível para classe artística e população.

As inscrições serão gratuitas estão abertas desde dia 10 de fevereiro a 11 de março de 2022. As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário disponível no edital, que deve ser enviado para os e-mails: comunicacaopb@energisa.com.br e contato@fundacaoormeo.org.br.

O Edital, 0002/2022, visa ocupar os espaços citados entre os meses de abril a outubro de 2022, e pode ser acessado através do link: https://www.usinaculturalenergisa.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Edital-de-Ocupacao-FOJB-002.2022.pdfhttps://www.usinaculturalenergisa.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Edital-de-Ocupacao-FOJB-002.2022.pdf, onde os interessados podem acessar todas as informações sobre os espaços, datas, ficha de inscrição e contrapartidas. O resultado do Edital produzirá um cronograma anual das atividades que serão realizadas nos espaços da Usina Energisa: Exposições, shows, saraus, lançamento de livros, oficinas, feiras, cinema, entre outros. As datas disponíveis, que devem ser informadas no momento da inscrição, e todo processo de seleção, estão no Edital. Em caso de dúvidas, as mesmas podem ser sanadas através dos e-mails: contato@fundacaoormeo.org.br e comunicacaopb@energisa.com.br .

A Usina Energisa, hoje, é dos Centros Culturais mais bem equipados da Paraíba. Com uma área externa belíssima e arquitetura secular preservada, a Usina possui duas Galerias de Arte, sala multiuso (auditório), Museu Interativo (Espaço Energia), Café da Usina e um palco externo (Tenda da Música) capaz de receber eventos com público acima de 500 pessoas. O espaço está situado em uma das principais avenidas de João Pessoa, no início da Epitácio próximo a praça da Independência e Museu da Cidade, tornando-se acessível também, ao transporte público. A Usina é segura e possui um amplo estacionamento para os visitantes.

Há dois anos a pandemia está assolando a sociedade. O Edital vem como uma forma de abrir espaço para artistas, os quais passam por momentos difíceis durante esse período. Além disso, a iniciativa vai trazer bons resultados para o ano de 2022, como jovens artistas; uma Usina atuante e itinerante; colaboradores participando das atividades, e uma Usina Energisa ocupada com uma programação inclusiva e diversificada.

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário