CulturaNews

Geraldo Correia e Zé Calixto foram os homenageados no encerramento do Festival São João na Rede Paraíba

Na edição Paraíba, foram reverenciados mestres como; Sivuca, Pinto do Acordeon, Dejinha de Monteiro e Marinês

Com uma linda homenagem aos sanfoneiros Geraldo Correia e Zé Calixto, o São João na Rede Festival encerrou nesta quinta-feira (17), de junho. Foram cinco dias de muito forró e alegria, com a participação de um público exigente, que ama as festas juninas. Durante toda a programação o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

Brilharam no palco do SãoJoão na Rede FestivalEdnardo do Acordeon  de Catolé do Rocha, Biliu de Campina, Dudamax e Forró do Bakulejo  de Cuité, João Calixto e Luizinho Calixto  de Campina Grande e a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste  de João Pessoa.

Homenageados no enceramento

Geraldo Correia, sanfoneiro conhecido em todo o país, era especialista na sanfona de 8 baixos e na sua trajetória musical se apresentou ao lado de grandes personalidades da música brasileira, como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Genival Lacerda e Zé Calixto. Geraldo Correia morreu em 2020, aos 94 anos, em Campina Grande. A causa da morte do artista não foi divulgada pela família.

Zé Calixto, sanfoneiro e artesão dos oito baixos e ídolo do forró junino. Artista paraibano foi referência pela obra alicerçada nos anos 1960 e 1970. Tocou ao lado de grandes nomes do forró, entre eles, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O músico também se apresentou várias vezes no São João de Campina Grande. Calixto contava que o interesse em tocar o instrumento começou desde a infância, aos oito anos, quando via o seu pai tocar fole. Zé Calixto sofria de Alzheimer e aos 87 anos em 2020 morreu em decorrência da doença.

Para a produtora e apresentadora do São João na RedeFestival, Suelen Garcez, o evento teve sua expectativa alcançada, o que envolveu o trabalho em muitas cidades do interior da Paraíba e um equilíbrio em relação aos articuladores regionais, sem contar com a  uma participação massiva do público. “Ultrapassamos o número de inscrições, o que foi bastante positivo, do mesmo modo, alcançamos um público diverso e abrangente em relação à faixa etária, dentro e fora do Brasil”, revelou Garcez.

Ainda de acordo com Suelen Garcez, a resposta e a interação do público que assistiu ao vivo foi excelente. “Eu sou uma apaixonada pela cultura nordestina, me vesti como personagem na hora de apresentar e o público respondeu muito bem. Este também foi um dos fatores do sucesso do São João na Rede”, concluiu.

Nesta edição, que aconteceu de 13 a 17 de junho, foram homenageados, Sivuca, Pinto do Acordeon, Dejinha de Monteiro, Marinês, Geraldo Correia e Zé Calixto.

As atrações, de toda Paraíba foram; De Itabaiana, Forró do Carrité; De Caldas Brandão, Forró D+; De Areia, Xote Jeito Manhoso; De Guarabira, Dicinho e Banda; De Campina Grande, Abdias do Acordeon, Banda Caactus, Marcos Farias e Sabrina Vaz, Biliu de Campina, João Calixto, Luizinho Calixto; De João Pessoa, Glorinha Gadelha, Caçuá, Os Filhos do Forró, Os filhos de Pinto do Acordeon, Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste; De São José do Bonfim, Trio Quentura do Forró.

De Santa Luzia, Luiz Bento, Santino Braz e Os 3 do Forró; De Patos, Jaelson Gomes; De Monteiro, João Durão, Xote Universitário; De Sumé, Gabriel do Acordeon; De Cuité, Lulinha do Acordeon e os Arrochados do Forró, Dudamax e Forró do Bakulejo; De Juru, Luiz do Acordeon; De Princesa Isabel, Estrela Musical; De Itaporanga, Alvorada Nordestina; De Cajazeiras, Lucineide do Acordeon; De São José de Piranhas, Mauricio do Acordeon, Geraldo Mãozinha e Forró Pé de Serra; De Catolé do Rocha, Assis Rosa e Trio Catolé , Ednardo do Acordeon.

A primeira fase do São João na Rede Festival edição Paraíba, foi apresentada por Suelen Garcez, que junto com Paulo Meneses, dividiram a produção executiva do evento. O projeto é uma realização da Associação Cultural Balaio Nordeste e do Fórum Nacional de Forró de Raiz, com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult PB), que possibilitou a participação de grupos de várias cidades do estado.

O São João na Rede Festival segue durante todo o mês de junho e acontece em várias cidade do Brasil

Sobre o São João na Rede Festival

Criado em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19, o Festival foi aprovado por grandes astros da música, que entraram na campanha de divulgação do evento, a exemplo de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Lucy Alves, Anastácia e Del Feliz, que usaram suas redes sociais para mobilizar o público. O nome do Festival foi inspirado na ideia de vincular o termo ‘rede’ à nossa tradicional rede de descanso nordestina, à rede de relações interestaduais e à internet. A primeira edição foi realizada pela Associação Balaio Nordeste, Fórum Nacional Forró de Raiz e a Associação Respeita Januário, além de outras comunidades do Forró.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer, para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e para o público em geral.


Siga o São João na Rede Festival nas redes sociais:
YouTube: São João na Rede
Instagram: @saojoaonaredefestival
Facebook: facebook/saojoaonaredefestival


Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário