EventosNewsTurismo

Governo da Paraíba investe na divulgação do Projeto Caminhos do Frio para impulsionar o turismo na região do Brejo

(esq)Gestora do Sebrae-PB, Regina Amorim / Secretario Executivo SETDE, Delano / (centro) Secretaria de Estado e Turismo e Desenvolvimento Econômico SETDE, Rosália Lucas / (dir) Jaime Souza do Forum de Turismo do Brejo/ Ferdinando Lucena, Presidente da PBTUR

Com o objetivo de deslanchar o turismo no brejo paraibano, o Governo do Estado vem intensificando o trabalho de divulgação do projeto Caminhos do Frio 2023 por intermédio de ações estratégicas executadas pela PBTUR, ligada à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE). Uma delas, foi o FAMPRESS que levou um grupo de jornalistas para o lançamento do projeto nessa quarta, no município de Borborema.

De acordo com o Presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena, o trabalho para divulgar o Caminhos do Frio tem acontecido nas principais feiras comerciais de turismo pelo país. “O evento é uma das principais iniciativas de promoção do nosso Brejo e movimenta a economia da região através do turismo”.

O Presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Jaime Souza, confirmou que já há agências a operadoras trabalhando com a demanda para o Caminhos do Frio que começa em julho e vai percorrer até setembro 10 municípios. “Vendemos isso na feira Expo Turismo em João Pessoa e já estamos com 90% de reservas feitas para nossas pousadas na região durante o período”, revela ele, completando que as expectativas são de superar o recorde de público de 2022.

A Secretária da SETDE, Rosália Lucas, confirma essa expectativa chamando a atenção para os novos voos lançados no aeroporto de Campina Grande pela Azul e Gol e   que promovem hoje 73 operações semanais, trazendo turistas de cidades como Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Vamos trabalhar esse destino de forma nacional para conhecer o potencial do Brejo e desenvolver o turismo regional, a interiorização do nosso turismo com seus produtos associados. E também incentivando o paraibano a fazer essas vivências.”

Rota Cultural

A Literatura de Cordel será o tema da 18ª edição do projeto Rota Cultural Caminhos do Frio. Nascido na cidade de Bananeiras, o evento é organizado pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano e tem 10 municípios participantes em 2023.

O lançamento aconteceu nesta quarta na cidade de Borborema, que estreia na Rota esse ano. A programação completa foi divulgada (https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/) e foram anunciados shows com 3 do Nordeste, Nando Cordel, Capilé, Waldonys, Limão com Mel e Oswaldo Montenegro, entre outros.

Além disso, há ampla programação cultural com artes cênicas, gastronomia, trilhas e experiências únicas nos engenhos e demais atrativos locais. Confira abaixo o calendário da Rota Cultural Caminhos do Frio 2023:

  • Areia: 03 a 09 de julho
  • Pilões: 10 a 16 de julho
  • Matinhas: 17 a 23 de julho
  • Solânea: 24 a 30 de julho
  • Serraria: 31 de julho a 06 de Agosto
  • Borborema: 07 de Agosto a 13 de agosto
  • Remígio: 14 de agosto a 20 de agosto
  • Bananeiras: 21 de agosto a 27 de agosto
  • Alagoa Grande: 28 de agosto a 03 de setembro
  •  Alagoa Nova: 04 de setembro a 10 de Setembro

Assessoria PBTur

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário