InovaçãoNewsTurismo

Hotel em João Pessoa integra robô de serviço para aprimorar experiência dos hóspedes

BellaBot, um robô de serviço para atendimento a hóspedes.

A indústria hoteleira está testemunhando uma transformação revolucionária com a introdução de robôs de serviço nos principais estabelecimentos em todo o mundo. Essa inovação tecnológica acaba de chegar a João Pessoa, por meio da Sou Tech, tendo o Hotel Village Premium como o primeiro do Estado e o segundo no país a operar com a BellaBot, um robô de serviço para atendimento a hóspedes.

O modelo já opera em outro hotel da rede no Nordeste, no Ecco Hotel, em Fortaleza, e tem capacidades superiores de interação humano-robô, interagindo por voz ao toque humano com linguagem inovadora. No Village Premium ela atua na área destinada ao café da manhã, na entrega de itens, e auxilia no atendimento aos hóspedes durante o Check-in ou Check-out.

O robô autônomo foi programado pela startup Sou Tech, braço tecnológico da empresa Sou Energy, que tem expertise em robótica, inteligência artificial, desenvolvimento de softwares e middleware. O modelo conta com quatro bandejas, capacidade de carga de 40kg, autonomia de até 24H, sensores de toque, presença e movimento que permitem desviar de obstáculos.

“A BellaBot é uma demonstração de como a robótica e a inteligência artificial podem aprimorar significativamente a hospitalidade e a eficiência no setor de serviços. Ela não veio para substituir pessoas, mas sim, ajudá-las a desempenhar suas funções com maior liberdade e leveza. Por isso, buscamos cada vez mais difundir tecnologias como estas, que geram bem-estar na vida das pessoas, agregam valor aos negócios e são inovadoras no país”, explica o coordenador comercial de novos produtos da Sou Tech, Luiz Braga.

Lindmara Costa, responsável pelo setor de marketing do Grupo Village Hotéis, a qual o Village Premium faz parte, afirma que a inovação é um dos pilares do grupo há mais de três décadas. “Ao longo desses 30 anos de história fizemos constantes reformulações estruturais, treinamentos para atendimento, mas a inteligência artificial veio realmente para somar. A Bella não vai substituir nossos funcionários, ela chegou para agregar ao nosso atendimento, servindo, além de tudo, como fator de encantamento”, conclui.

Sobre a Sou Tech
Buscando constantemente impulsionar a inovação e contribuir para o avanço tecnológico do país, a startup tem como base o conceito moderno da robótica, alinhado com IA (Inteligência Artificial) e visão computacional, e é a única distribuidora licenciada no País da maior fabricante mundial de robôs de serviços.

Assessoria

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário