Infraero tem novo presidente

Rogério Amado Barzellay assumiu, nesta quinta-feira (2/2), a presidência da Infraero. Engenheiro mecânico de formação, o novo CEO retorna à Companhia após passagens como diretor, em 2006, na área de Operações e, em 2016, de Engenharia e Meio Ambiente.

Com a missão de fortalecer a Infraero, conforme as diretrizes do Governo Federal, Barzellay afirma que a Companhia tem muito a contribuir para o desenvolvimento do setor de aviação e integração nacional. “Vamos superar o desafio de desenvolver aeroportos regionais e consolidar a Infraero como elo essencial para a execução das políticas públicas de desenvolvimento do setor”, afirmou o novo presidente.

CURRÍCULO

Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade de Brasília (UnB), em 1984, possui vasta experiência na área de gestão pública federal, tendo atuado, por mais de 34 anos, em atividades de direção, planejamento, gerenciamento de atividades administrativas, orçamentárias e logísticas, inclusive na área de finanças, além de ampla vivência na participação de Conselhos de Administração, Fiscal e Autoridade Portuária.

Em 1984 foi admitido, no cargo de Engenheiro I na extinta PORTOBRÁS, tendo atuado no órgão até 1988, em diversas funções no Departamento de Operações Portuárias e no Departamento de Vias Navegáveis. Entre os anos de 1988 e 2002, exerceu o cargo de superintendente da Administração das Hidrovias do Tocantins e Araguaia (AHITAR), órgão vinculado a Companhia Docas do Pará (CDP), onde também atuou entre 2004 e 2005.

Entre 2001 e 2003, foi representante do Ministério dos Transportes no Conselho de Administração (CONSAD) da CDP, onde também atuou, entre 2007 e 2008, como assessor da Presidência.

No DNIT, atuou em diversos cargos entre os anos de 2002 e 2004, entre eles coordenador Geral de Portos Marítimos. Retornou ao órgão nos anos de 2010 e 2011, no departamento aquaviário do órgão, em Brasília.

Exerceu o cargo de coordenador geral substituto no Departamento de Gestão de Fundos de Investimentos do Ministério de Integração Nacional entre 2008 e 2009. Atuou como Conselheiro Fiscal titular da Companhia Docas de Santana (AP), como representante da Prefeitura Municipal, em 2015, e presidente do Conselho de Autoridade Portuária, do Porto de Macapá/Santana AP, entre 2014 e 2016.

No setor aeroportuário, possui duas passagens pela Infraero: entre 2005 e 2007 ocupou os cargos de superintendente de Segurança Aeroportuária; diretor de Operações e diretor Comercial. Em 2016 e 2017, foi diretor de Engenharia e Meio Ambiente, tendo sido nomeado para o Conselho de Administração da Concessionária Rio Galeão.

Em 2019, foi diretor de Engenharia e Manutenção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – APPA e, em 2021, foi nomeado gerente de Desenvolvimento de Negócios da Diretoria de Empreendimentos e Relações com o Mercado da Companhia Docas do Estado da Bahia – Codeba, se desligando da instituição no mesmo ano.

É membro efetivo, desde 1997, do Comitê de Vias Navegáveis da Associação Brasileira de Entidades Portuárias (ABEP).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Email
X
LinkedIn

Deixe um comentário

Área reservada para anuncio

378 x 296
🎙️MinutoCast