BlogTurismo

Itapororoca no Vale do Mamanguape estrutura Roteiro Turístico

Centro histórico de Curral Grande / Roteiro das Águas Histórias Gastronomia e Fé em Itapororoca / Minuto Turismo

Nesta segunda feira (26), o Município de Itapororoca apresentou o primeiro roteiro turístico da cidade: “O Roteiro das Águas – Histórias, Gastronomia e Fé”, que conta com a participação da Prefeitura Municipal, do Sebrae Paraíba, dos empresários locais e tem o objetivo de levar o turista a ter experiências, conhecer e se encantar com os atrativos naturais, com a historia e a geografia, com a arquitetura centenária e com a deliciosa gastronomia local. O Roteiro também será apresentado às agências e às operadoras de turismo e a perspectiva é que a cidade receba seus primeiros turistas já em 2023.

De acordo com a prefeita Elissandra Brito, o Município tem um grande potencial turístico, ecológico e, sobretudo tem um povo hospitaleiro. “Desde o início da gestão, percebemos o potencial que existe para o turismo, diante das belezas naturais existentes. O nosso desejo era mostrar Itapororoca para o mundo. Por isso este é um momento festivo e de muita alegria, pois esperávamos há muito tempo”, declarou a prefeita. Ainda sobre o lançamento, a prefeita disse que “para o turismo acontecer é preciso ter alguém que acredite”. Ela ainda revelou que já existem pessoas na cidade começando a empreender no turismo

O consultor do Sebrae, Thiago Rodrigues, explicou que ainda existem dois roteiros sendo pensados, um de aventura voltado para o ciclismo, onde o turista irá pedalar por um caminho cercado de ipês, e dai o nome será “Caminho dos Ipês” e outro voltado para cultura e para a religiosidade. Thiago ainda disse que, o Roteiro das Águas – Histórias, Gastronomia e Fé, é fruto do trabalho dos Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae, um projeto piloto que foi implantado no segundo semestre de 2022, e foi formatado junto a Prefeitura por meio da secretaria de Turismo e Cultura, pelos empresários e pela comunidade local. “Este é o primeiro roteiro que nasce de um sistema integrado no Vale do Mamanguape, que vem para fomentar e fortalecer o turismo nos municípios de que fazem parte do Vale, inicialmente Itapororoca , depois Jacaraú e Mamanguape”, concluiu.

Sec. Turismo Alexandre Burai, prefeita Elissandra Brito, Cons. Sebrae Thiago Rodrigues, Jornalista Ana Célia Macêdo no lançamento do Roteiro das Águas Histórias Gastronomia e Fé em Itapororoca / Minuto Turismo

Roteiro das Águas – Histórias, Gastronomia e Fé

Trilha da Nascença / Roteiro das Águas Histórias Gastronomia e Fé em Itapororoca / Minuto Turismo

O Roteiro tem inicio no Parque Ecológico da Nascença, conhecido em todo o estado como a “Piscina e Itapororoca”. Além da piscina, o Parque conta uma Eco Trilha, realizada num ambiente rico em biodiversidade em fauna e flora, com bioma de mata atlântica, e com solo com características vulcânicas, já que a cidade esta situada sobre um vulcão adormecido que dá origem ás rochas.

Centro histórico de Curral Grande / Roteiro das Águas Histórias Gastronomia e Fé Itapororoca Minuto Turismo

Na sequência, o roteiro indica uma visita ao centro histórico de Curral Grande, um ambiente rural, com beleza bucólica, cenário de filme nordestino. O local dispõe de uma casa centenária, com arquitetura da época que pode ser visitada; conta, também, com uma capela católica e ruinas de um engenho antigo. Do local, pode-se apreciar a vista e a vegetação, além de ouvir, dos moradores, as histórias dos antepassados e as histórias de “trancoso”.

Budega do seu Biu Bau / Roteiro das Águas Histórias Gastronomia e Fé Itapororoca Minuto Turismo

A parada na budega do seu Biu Bau é obrigatória para quem deseja conhecer uma típica “mercearia” do interior. Com mais de cinquenta anos, a bodega tem na sua decoração relíquias que fizeram história, como máquinas antigas, candeeiros, balança, e ainda produtos que hoje não se encontram disponibilizados nos supermercados da cidade. Além de tudo, a receptividade e o acolhimento do proprietário seu Biu e da sua esposa fazem com que os turistas, vivam momentos inesquecíveis por lá.

Sem dúvida, o almoço é um dos pontos altos do roteiro; afinal, uma comida caseira saborosa e feita com amor, não é pra qualquer um. A proposta da Cristina Freire, proprietária do Restaurante O Cangaço, não deixa nada a desejar. Ela serve uma excelente comida, com variedade de pratos típicos da região, num espaço arejado e muito agradável. O restaurante tem uma área com capacidade para cerca de 100 pessoas. E eles trabalham com sustentabilidade, colhendo do pomar, as próprias frutas para uso no restaurante. Uma curiosidade chama a atenção dos clientes: a indumentária da Cristina que trabalha caracterizada de “Maria Bonita”, e ainda canta e dança para os clientes.

Ana Célia no Sítio São José / Roteiro das Águas Histórias Gastronomia e Fé Itapororoca Minuto Turismo

Mais do que nunca, a economia criativa é um aliada importante para o turismo; e foi pensando nisso que o produtor de abacaxis orgânicos, Tobias Lopes, resolveu abrir as portas do sitio São José para o Turismo de experiência. Itapororoca é considerada a “Terra do Abacaxi” e nessa visita o turista vai conhecer todos os processos da plantação do abacaxi, inclusive, vai colher e degustar essa fruta de clima tropical que é resistente e rica em cálcio, vitaminas A, B e C. Entretanto, o diferencial da visita é ver como a cultura local está incluída nesse processo e que, além do Selo de Produto Orgânico, tem toda uma proposta turística de referência às raízes nordestinas.

A formação geológica de Itapororoca é, de fato, o que a distingue das outras cidades circunvizinhas; por isso, é muito fácil encontrar grandes pedras e até paredões. É o que se vê às margens do rio Mamanguape e próximo à Barragem de Aruá, o que criou um cenário perfeito para uma nova trilha ecológica: a Trilha do Cangaço, onde os turistas serão guiados por ninguém menos que Lampião e sua Maria Bonita. O percurso é curto e de nível leve, apenas com uma única subida, exatamente para um chapadão, de onde se pode apreciar o rio, a vegetação e o horizonte. Uma apresentação cultural também faz parte da visitação à Trilha do Cangaço.

Pôr do sol cultural na Barragem de Santo Antônio / Roteiro das Águas – Histórias, Gastronomia e Fé em Itapororoca / minuto turismo

Para finalizar o “Roteiro das Águas – Histórias, Gastronomia e Fé”, o local escolhido é o Sítio Ypióca do empresário Rodrigo Carvalho, de onde acontece o Pôr do Sol Cultural as margens da Barragem de Santo Antônio. O Sítio é hoje um dos pontos mais encantadores da cidade para presenciar o pôr do sol e, em breve, se tornará um hotel fazenda. Um redário já foi construído para que os turistas e visitantes fiquem à vontade para relaxar, apreciar e ouvir uma boa música.

Divulgação

Estive em Itapororoca no Fanpress para jornalistas e digitais influencers, a convite da Empresa paraibana de Turismo (PBTur), para o lançamento do novo Roteiro Turístico da Paraíba, Roteiro das Águas – Histórias, Gastronomia e Fé

Ana Celia Macedo
Ana Célia Macêdo é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Uninassau João Pessoa (PB) e Teóloga pela Faculdade Internacional Cidade Viva (PB). É membro da Abrajet e da API. Por sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo e revista O Concierge. Também idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Ana Célia, adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre sustentabilidade, economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, a jornalista atua como assessora de imprensa, bem como desempenha atividades de produção intelectual. Ela é pesquisadora no campo da inovação para o Turismo, seu projeto Guias de Turismo em Rede, foi selecionado para participar do Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior. O Projeto, ou seja, a plataforma “We Guide” (Solução para contratação do serviço do guia de turismo), também foi selecionada para compor as 12 startups iniciais do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa na Paraíba. Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário