CulturaEventosNews

IV Encontro Nacional de Forrozeiros e III Fórum Nacional do Forró de Raiz têm início no “Dia Nacional do Forró”

Na programação de hoje o evento recebe audiência pública com entrega do título: Forró Patrimônio Cultural Brasileiro

divulgação
Minuto Turismo

As atividades desta segunda-feira (13), às 8h30min, começam com o hino nacional tocado pela Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, na sala de concertos do Espaço Cultural. Devido às normas de segurança de saúde, o evento é híbrido, com a participação presencial apenas de convidados diretamente ligados à programação. A audiência pública acontece durante a abertura oficial do IV Encontro Nacional de Forrozeiros e III Fórum Nacional de Forró de Raiz.

Após a apresentação do hino nacional com participação de Santanna, Luizinho Calixto e Cláudio Rabeca, o deputado estadual Anísio Maia (PT), abre os trabalhos da manhã com uma audiência pública, que contará com a entrega do Título “Forró Patrimônio Cultural Brasileiro”.

“É um momento de muita alegria para todos os nordestinos. O forró é a nossa identidade e esse título irá mostrar a força de uma cultura forte, cheia de identidade própria”, relatou o deputado.

Para a presidente da Associação Balaio Nordeste, Joana Alves, “o evento marca a consolidação de uma luta que vem desde 2011. Estamos, agora, passados estes quase dez anos, colocando a Paraíba no centro do debate sobre a apropriação do forró pelo povo brasileiro, para muito além de um registro institucional. Agradecemos também ao Iphan pela instrução técnica do registro”, concluiu.

Saiba sobre a programação em https://encontronacionalforrozeiros.org/programacao/

O evento é realizado pelo Fórum Nacional Forró de Raiz e pela Associação Cultural Balaio Nordeste, patrocinado pela Energisa e pelo Governo do Estado da Paraíba. É co-patrocinado pela Fundação Espaço Cultural (Funesc), Empresa Paraibana de Turismo (PbTur), Rádio Tabajara, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Tem o apoio da Usina Cultural Energisa, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular da UFPB (Nuplar), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Orgulho de Ser Nordestino, Associação Respeita Januário e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sobre o Encontro Nacional de Forrozeiros e Fórum de Forró de Raiz

Os eventos nasceram em João Pessoa, capital da Paraíba, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o Forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais, bem como promover o intercâmbio da comunidade forrozeira e sua cadeia produtiva para debater as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina. Ambos são realizados pela Associação Cultural Balaio Nordeste.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, uma organização social sem fins lucrativos, que tem como presidente e fundadora a produtora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação, de lazer e de entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade promove ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e para o público em geral.

Serviço:
IV Encontro Nacional de Forrozeiros e III Fórum Nacional do Forró de Raiz
Data: 13 a 17 de dezembro de 2021
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego – R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB e na Usina Cultural Energisa – R. João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá, João Pessoa – PB
*Ingresso presencial só para convidados
Transmissão: TV Assembleia (PB), TV Câmara João pessoa (PB) e Canal Balaio Nordeste no You Tube
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: https://www.facebook.com/balaiopb


Minuto Turismo
Ana Celia Macedo
Bacharela em Comunicação Social, pela Uninassau João Pessoa (PB). É Jornalista especializada em Turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Durante sete anos foi editora do site de Comunicação para o Turismo, O Concierge, por onde também lançou a revista com o mesmo nome e idealizou e produziu o Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Eita). Adora contar histórias, viajar e escrever sobre suas experiências de viagens dentro e fora do Brasil e por causa disso criou o blog Minuto Turismo, onde também escreve sobre economia criativa, produção associada ao Turismo e sua cadeia produtiva. Simultaneamente, Ana Célia atua como assessora de imprensa e de comunicação, bem como na produção intelectual, escrevendo textos para livros e revistas, blogs, sites, e-books, podcasts, spots, palestras, copy, cursos on-line, projetos e relatórios. Comprometida com a transformação social e espiritual do ser humano, ano passado, se tornou graduanda em Teologia na Faculdade Internacional Cidade Viva João Pessoa (PB). Contato: ana@minutoturismo.com.br

Deixe um comentário